quarta-feira, 30 de junho de 2010

Expectativas para o próximo jogo!

Lis Miller
Como vocês já devem saber, Elano provavelmente não vai jogar, mas a partida contra a Holanda promete. A seleção laranja teve 100% de aproveitamento nos jogos até agora. De qualquer forma, o Brasil vem com Luis Fabiano, Kaka e Robinho. O restante do time também não deixa a desejar! Daniel Alves é um diferencial na velocidade e Juan e o capitão Lúcio fazem a muralha que parou Cristiano Ronaldo - e que pode parar qualquer um.
Para os que vão trabalhar na sexta-feira (2/7) ou que querem assistir a partida com os amigos, nenhum lugar é mais animado do que o Auditório da INFOGLOBO.
O vídeo do post abaixo foi gravado pelo Thales e mesmo com as imagens um pouco escuras, da para ouvir que a galera é super animada.

#ficaadica!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil x Portugal

por Thales Velasco
Toda vez que a seleção brasileira joga parece que o mundo para. Desde a hora que acordamos até o início do jogo, todo o resto parece menos importante, como se o objetivo principal do dia fosse a partida pela Copa do Mundo. E aqui na INFOGLOBO não foi diferente: muita gente vestindo a camisa, literalmente, para torcer pelo Brasil.
O jogo em si não surpreendeu tanto. Embora fosse o confronto mais aguardado por todos, a partida teve poucas emoções e nenhuma das seleções realmente brilhou. O Brasil parecia concentrado apenas em se manter em primeiro lugar na chave, enquanto Portugal, que deveria ter vindo para ganhar, também estava focado somente em não perder.
Mesmo com uma seleção brasileira desfalcada, esperava-se mais do time. Embora tenha havido algumas jogadas interessantes (e outras preocupantes), o resultado não foi muito além do que já era esperado.
Em compensação, a emoção de quem assistia a partida aqui na Sede da INFOGLOBO foi intensa. Boa parte dos funcionários que estavam presentes na empresa assistiu ao jogo no auditório, que ficou lotado, e também nas redações – ou nas próprias salas que dispunham de televisão. A cada jogada a multidão gritava, eufórica. E torcia com cornetas, gritos e comentários muito animados (saiba mais).
Com as oitavas de final definidas, o nosso próximo desafio é o Chile. Agora é a hora, vamos torcer mais uma vez. E, claro, esperar aquele show.
Veja a seguir o vídeo com mais detalhes do jogo na INFOGLOBO


sexta-feira, 25 de junho de 2010

O GLOBO na Copa e no iPad

Por Blog Estágio Boa Chance

Em clima da Copa do Mundo, O GLOBO lançou um aplicativo de futebol para quem tem iPad. Quem baixa o programa, que é gratuito, pode conferir e compartilhar as principais notícias do Mundial, ler os blogs dos nossos analistas, conhecer as sedes da competição, as seleções e seus craques.
Também é possível participar do Bolão da Copa e ganhar muitos prêmios, além de poder ler e armazenar, direto do aplicativo, a edição digital do caderno impresso com a cobertura do campeonato.
Do aparelho, o usuário pode consultar as tabelas dos jogos, acompanhar os jogos lance a lance, em tempo real e, ainda, conferir fotos históricas da memória do Brasil na Copa do arquivo da Agência O GLOBO.
Para baixar o aplicativo e ficar por dentro, a qualquer hora, em qualquer lugar, de tudo o que rola nos gramados na Copa 2010, acesse a App Store direto do iPad. O aplicativo Esportes O Globo - Copa está disponível na categoria Esportes.

Bolão do Título

Por Nádia Cristina

Não só o resultado do jogo do Brasil, mas todos os outros deixaram os torcedores frustrados. Todos têm sofrido com a falta de gols. Já foram feitas comparações com as copas anteriores e foi comprovado que essa semana de estreia foi a que obteve menor saldo de gols.

Seria tudo culpa da Jabulani? Hummm...não sabemos! Mas o importante mesmo é que todos nós continuamos na torcida pelo hexa! Vale lembrar que essa copa começou com um motivo a mais para torcer contra a Argentina, afinal de contas, acredito que ninguém queira ver o Maradona nu no Obelisco.

Mas, mudando de assunto, estamos aqui para falar sobre quem irá ganhar e não quem deve e irá perder. Agora, que já sabemos a maior parte dos classificados para a segunda fase, podemos ousar mais nas apostas. O Blog Boa Chance convida os leitores a apontar quem será o grande campeão da Copa do Mundo da Africa do Sul, por meio de um comentário neste blog.

Seja o primeiro a registrar quem é o seu favorito, e torça para que ele leve a taça para casa! Se isso acontecer, um prêmio surpresa espera por você!

Detalhe: Não vale apostar em mais que um candidato ao título!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Show de blog

Lis Miller

O projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, realizou na última terça-feira (22/6) o workshop "Blogs Espaços Criança Esperança 2010" (saiba mais). O objetivo era incentivar adolescentes que participam do projeto a aproveitar melhor o poder das mídias digitais. E para falar do efeito das novas ferramentas, não podia faltar o conselho da INFOGLOBO.

Como representantes da empresa, Aloy Jupiara, editor-executivo do EXTRA Online, Fernando Torres, repórter 3G e Fábio Gusmão, editor da Geral/Cidade do EXTRA, que apresentaram como o jornal utiliza as ferramentas digitais de forma simples e eficiênte.

Erika Pereira, de 18 anos, e Fabiana Simão, de 20, são estagiárias normalistas da Biblioteca do Espaço Criança Esperança do Cantagalo. Elas assistiram a palestra e conversaram um pouco com a gente sobre as perspectivas do jornalismo da era digital. Veja:








Cada jornalista falou de um ponto de vista diferente das mídias digitais. Fabio Gusmão explicou como funciona a parte de apuração do repórter 3G no jornal:








Aloy Jupiara explicou a importancia dos blogs não só para divulção de notícias, mas como parte da expressão dos fatos da vida de uma pessoa:








Para fechar, Fernando Torres deu o depoimento de como trabalha o Repórter 3G:






segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bolão: "marmelada" de Drogba

Por Blog Estágio Boa Chance

O confronto entre Brasil e Costa do Marfim mais pareceu um round em alguns lances, quando os "elefantes" tentaram usar a vantagem física para superar o que não puderam na habilidade.

Enquanto isso, um duelo também foi travado no Bolão Boa Chance. A cada gol marcado, mudava o apostador que acertaria o resultado final da partida. Quando Drogba fechou o placar, com uma tremenda cabeçada em Jabulani, ele não deu a vitória à Costa do Marfim, mas à Tatianna Fonseca, uma das estagiárias responsáveis pela edição dos posts e primeira a apostar no placar Brasil 3x1 Costa do Marfim.

Acha que foi marmelada? Reclame com Drogba!

Tatianna receberá um boné e uma camisa do Cartola F.C., brindes que também serão dados a quem acertar o placar de Brasil x Portugal (participe).

Perdeu a vitória do Brasil? Veja os detalhes aqui

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bolão Boa Chance

Por Blog Estágio Boa Chance

Em clima de Copa? Nós também. Por isso, o Blog vai lhe dar uma boa chance de ganhar alguns brindes e ainda exercer sua natureza palpiteira de brasileiro.

Basta preencher o formulário (link abaixo) apostando em qual será o resultado dos jogos do Brasil contra Costa do Marfim e Portugal. A cada jogo da nossa seleção, daremos um pequeno prêmio ao primeiro que tiver previsto o placar da partida.

Um brinde maior, porém, será reservado a quem acertar quais serão os dois classificados de cada grupo para a próxima fase. A essa altura do campeonato, já dá para ter os favoritos, não é verdade?

Outra chance de ganhar será comentando nessa matéria quem será o artilheiro da primeira etapa da Copa. É só postar um comentário com o nome do jogador e torcer para ele acertar o caminho do gol.

Lembrando que o critério de desempate será o do primeiro palpite. Portanto, faça logo sua aposta e não tire o olho dos jogos!

Clique aqui e preencha o formulário

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Copa e suas curiosidades

Por Átila dos Santos

A Copa do Mundo está aí com muita tecnologia, emoção e notícias. Apesar dos ganhos, deixamos de lado a informalidade do maior evento esportivo do planeta. Antigamente, havia menos regras para os jogadores e isso tornava a Copa mais engraçada e mesmo previsível.

Foi um longo caminho até a Copa do Mundo FIFA ser o que é hoje – o que formou algumas peculiaridades. Veja abaixo:

Alguns dos fatos acima nos mostram como o evento evoluiu. Mas, nem por isso, a Copa deixa de ser inusitada - ainda que fora de campo. Exigências como vasos sanitários modernos e banheiros especiais para Maradona chegam a impressionar. O inconfundível técnico da Argentina também solicitou videogames e maior variedade de pratos no cardápio para os hermanos, como 14 variedades de saladas e sorvete liberado 24 horas do dia.

Mas não são apenas os argentinos que terão um serviço diferenciado. A Coréia do Sul só come arroz se for coreano. Os jogadores neozelandeses terão aulas de golfe enquanto os eslovacos só jogam pingue-pongue. O Brasil pegou mais leve: pediu apenas biscoitos, piscina aquecida e muito café e chá. Ah, nada de chocolate!

Veja outras curiosidades na matéria Curiosidades: Seleções fazem exigências para a concentração na Copa, divulgada no site do GLOBO. Além disso, clique aqui e acompanhe as principais notícias da Copa do Mundo 2010.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

De olho nos jargões

Por Diego Couto

Recentemente, encontrei um estagiário de outra área nos corredores aqui da INFOGLOBO. Minha coordenadora, a Cris, achou muito legal o fato de eu manter amizade com pessoas de outras áreas. Segundo ela, na sua época de estagiária isso não acontecia.

O blog nos deu a oportunidade de manter amigos em diferentes áreas da empresa, o que pode intensificar ainda mais a sinergia necessária no dia a dia da INFOGLOBO.

Algo curioso é que, com o passar do tempo, muitos de nós, estagiários, adotamos os "dialetos" da área na qual atuamos. Para facilitar a conversa entre essas pessoas, fiz um pequeno levantamento dessas gírias com estagiários de diferentes áreas. Veja:

Denise Lis, das Redações:

Fazer uma reco: Escrever uma matéria sobre um tema recomendado pelos chefes
Apurar: Procurar informações sobre um tema
Fazer uma pauta: Momento de apuração da matéria
Cobrir: Ser responsável pelo levantamento das informações
Ronda: Ligar para batalhões e hospitais em busca de informações
Foca: Jornalista novato
A matéria caiu: A matéria não vai ser mais apurada ou publicada

Thiago Rocha, do CCS:

BP: Business plan (referente à estratégia. Em relação ao SAP, business partner)
Alinhar: Definir um processo
Feedback: Retorno sobre determinado assunto ou fato
Virar a chave: Mudar de assunto
Fazer a leitura: Compreender a situação a sua volta

Richard Alves, da Tecnologia:

PSC: Para seu conhecimento
Debugar: Analisar um código de programa
SOA: Arquitetura orientada a serviços
ERP: Enterprise Resource Planning (sistema de gestão empresarial)
Avaliação de maturidade: Nome complicado para benchmark
Virtualização: Não está lá fisicamente, mas está
Nuvem (Cloud Computing): Quanto uma aplicação funciona a partir da internet

E você, utiliza algum jargão na sua área. Diz aí qual é!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O primeiro dia de um Rubro-Negro

Por Bruno Góes

A chegada de um flamenguista no caderno de esportes do EXTRA não poderia ser pior. Primeiro jogo no estádio, grande expectativa: Flamengo x Universidad de Chile decidem as quartas de final da Libertadores. Maracanã cheio. Grande chance de presenciar o time fazer uma bela vantagem para a partida de volta. Time embalado depois de eliminar o Corinthians no Pacaembu. Desastre.
Definitivamente, faltaram as meias de lã para esquentar o pé frio. A cabine de imprensa, com muitos jornalistas chilenos, agravaram a situação:
-GOOOOOLLLLL! El Maracanazzo! - gritaram em desafio aos corações rubro-negros que assitiam ao jogo da cabine de imprensa.
No momento em que o jogo se encaminhava para derrota, não me sentia desesperado ou preocupado com o time: anotava sem parar o factual da partida, como cartões amarelos, descrições das jogadas dos chilenos, bola para fora, defesa incrível etc.
Só senti a derrota depois, em casa. As vozes dos jornalistas chilenos ecoavam em minha cabeça. O cruel destino do Flamengo estava selado. A eliminação, destino do time nos últimos anos na Libertadores, era mais que provável; era evidente. 3 X 2 diante de 70 mil pessoas.
Qual não foi a minha previsão quando fui escalado para o meu segundo jogo do Flamengo, um FlaxFlu? Pois é.... outra derrota. Depois disso, prometi que só entro na cabine de imprensa do Maracanã com quatro meias de lã e uma bota de couro.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Torcida INFOGLOBO

Por Diego Couto

Na última quinta-feira (10/6), começou oficialmente a Copa do Mundo na África do Sul, com a festa de abertura que aconteceu no estádio Orlando, em Soweto. Shows de Black Eyed Peas, Alicia Keys, Angelique Kidjo e Shakira sacudiram a galera em Johanesburgo.

Enquanto isso, na INFOGLOBO, os preparativos - que já começaram há algumas semanas devido à rede de colecionadores do álbum de figurinhas - agora saltam aos olhos de todos os funcionários que circulam pela empresa.

São balões, fitas, bandeiras e todo tipo de enfeite. Tudo, obviamente, verde e amarelo. Agora é aproveitar a flexibilidade no horário de expediente durante os jogos do Brasil e torcer muito pela nossa seleção.

E a sua área, está enfeitada? Então, envie uma foto, um vídeo ou um texto para a Comunicação Interna.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Job rotation: formando um profissional

Por Tatianna Fonseca

Sabemos que a INFOGLOBO pretende fazer de nós, estagiários, profissionais altamente competentes para atuar na empresa e no mercado de trabalho. Um conceito que foi adotado para tornar essa formação ainda mais completa é o Job Rotation, que consiste em uma rotatividade entre setores e funções. Essa rotatividade é essencial para nos dar uma visão mais ampla da empresa, da sua rotina e dos seus desafios.

Uma turma que já está craque em mudar de área e aprender novos conceitos é a da Redação. Eles estão trocando de editorias permanentemente entre os jornais O GLOBO, EXTRA e EXPRESSO - ganhando, assim, mais experiência com o dia a dia da Redação.

Um claro exemplo deste aprendizado é o post "Revelando fontes", escrito pelo estagiário Vinícius Lisboa, e publicada aqui no blog no dia 20/5.

Dois fatores muito importantes e bem notados nas editorias são a receptividade e a simpatia com as quais os veteranos recebem os estagiários. É essa relação que fez Denise Miller, Luciana Martinez e Lucas Calil se identificarem com áreas como Megazine, Esportes, Jornais de Bairro, EXPRESSO e Sessão EXTRA. Embora de diferentes maneiras, todas contribuíram para o aprimoramento dos estagiários.

Momentos marcantes

Além de todo conhecimento adquirido, momentos especiais também marcam suas trajetórias dentro da INFOGLOBO: o primeiro post aqui no blog, a cobertura dos desfiles do Fashion Rio, o simples fato de compartilhar diferentes histórias e a cobertura da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2010.

Segundo eles, as saídas são o que mais acrescenta. É assim que podem ter contato com o fato (a origem da notícia), e com os profissionais que os ensinam a fazer um jornalismo de qualidade. Segundo a estagiária Kamilla Pavão, o orgulho vem depois, quando se vê publicado nos jornais seus infográficos ou qualquer outro tipo de arte.

De vez em quando, os estagiários quebram a rotina visitando lugares como Projac, indo a paredões do Big Brother Brasil, conversando com estudantes injustiçados pelo ENEM e refugiados africanos ou até mesmo cobrindo treinos dos principais times cariocas. Detalhe: tudo isso faz parte do trabalho deles!

Abaixo, confira um depoimento de Denise Miller sobre sua experiência:


quarta-feira, 9 de junho de 2010

O GLOBO no Facebook

Por Lis Miller

Ontem (8/6), O GLOBO anunciou sua estreia no Facebook, a rede social mais acessada do mundo. Para os atenados de plantão, é mais uma forma de encontrar informações confiáveis e rápidas na internet.

A página ainda terá links para as partes mais acessadas do site do GLOBO e dicas do Clube do Assinante.
Para conferir mais informações e uma entrevista rápida com Nívea Carvalho, editora de Mídias Digitais do jornal, clique aqui.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Nova plataforma de colaboração

Por André Luiz

O Google Apps já ajudou empresas de diversos portes, setores e localidades a economizar tempo e dinheiro, além de aprimorar seu fluxo de trabalho com segurança.

Na INFOGLOBO, a ferramenta de colaboração (que inclui uma nova plataforma de e-mail) já está em fase de implementação. A estimativa é de que, até o final do ano, toda empresa já tenha sido migrada para o serviço.

A ferramenta, além de dar mais rapidez a alguns processos da INFOGLOBO, garante uma integração entre os funcionários. Veja as vantagens:

- Gmail – Com 25 GB de espaço;
- Talk – Ferramenta de mensagem instantânea com áudio e vídeo;
- Calendário;
- Documentos;
- Sites – Ferramenta de apoio à criação de sites, com 500 mb por usuário;
- Vídeo – compartilha vídeos com segurança;
- Message security – ferramenta que diminui em até 90% a entrada de spams;
- Message Discovery – permite recuperar emails.

Adaptação

Um dos maiores desafios é mudar a cultura dos usuários que usam Outlook. Por isso, a equipe do Projeto Google, do qual fazem parte a analista Ana Roberta Novello, o trainee Pedro Martorelli e o estagiário André Luiz - da equipe de atendimento especializado, da Tecnologia -, estão diariamente nas áreas apresentando o sistema e tirando as possíveis dúvidas.

Para mais informações, clique aqui.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mais participação

Além de comentar e compartilhar o conteúdo do Blog Estágio Boa Chance, os leitores ganharam mais uma possibilidade de interagir. É só reparar no fim de cada post. A partir desta segunda-feira (7/6), você encontra o "rating", aplicativo pelo qual é possível avaliar cada post publicado por aqui.

O novo recurso permite classificar os posts de uma a cinco estrelas. Uma quer dizer "hated it" (odiei); duas, "didn't like it" (não gostei); três, "liked it" (gostei); quatro, "really liked it" (gostei muito); e cinco, "loved it" (amei).

Com o rating, a equipe do blog pretende estar cada dia mais alinhada com o que é do interesse dos leitores. A ideia é focar o que vocês próprios julgam mais agradável e relevante. Trata-se de uma ferramenta de rápido feedback, que busca aproximar ainda mais o blog de uma de suas propostas originais: ser um canal de comunicação entre nós, estagiários, e a INFOGLOBO.

Leia, comente e avalie!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Amor incondicional

Por Kristhal Chiarreli

Recentemente, O GLOBO noticiou uma investigação do MP sobre desvio de verba e maus tratos na Suipa. O assunto continua em pauta, já que, diariamente, vemos cães e gatos nas ruas, largados à própria sorte.

Eles reviram lixo, são agredidos, maltratados e, muitas vezes, machucados e mortos. Às vezes, é possível encontrar alguns "bichinhos" amarrados a postes e árvores.

Apaixonada por animais, especialmente cachorros, Simone Signoret, analista de Trade Marketing do Mercado leitor, é privilegiada por cuidar e conviver com sete cães. Seu xodó é um york-lata, chamado Pet (foto acima). O restante do time é composto por três pitbulls, – Tyson, Jade e Renzo – dois york-shires – Nick e Luna - e uma poodle – Belinha.

Segundo Simone, os cachorros interagem com os humanos de maneira única, além de serem extremamente companheiros e fiéis. Para ela, não existe recompensa maior que chegar em casa após um dia difícil e cansativo, e ter a possibilidade de dar e receber carinho. Não há mau humor que resista a isso. Seu sonho é ter um Golden Retriver, mas o espaço não permite. Afinal, Simone tem consciência de que ter um animal é uma responsabilidade enorme.

A Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de crimes ambientais) rege que é crime a prática de maus tratos contra qualquer animal doméstico ou domesticado, silvestre, nativo ou exótico. A pena varia de três meses a um ano de detenção, além de multa. Por isso, é dever de todos, como cidadãos, proteger e denunciar a violência contra animais. Eles podem não ser racionais, mas, assim como nós, são capazes de amar e, principalmente por isso, merecem respeito.

Conheça alguns dos bichinhos que esperam um dono no abrigo

Abaixo, meus mascotes: o poodle Flock e a calopsita Theodora.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Para procurar no Livreiro

Por Thiago Rocha

A TV aumentou a criminalidade? O que diminuiu a violência em Nova Iorque? Qual a semelhança entre uma prostituta e um Papai-Noel de Shopping?

Todas essas perguntas são difíceis de responder, não é mesmo? Porém, o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubner tentaram fazer isso nos livros "Freakonomics" e "Superfreakonomics", que tratam de um campo não muito difundido: a microeconomia. A teoria explica como as decisões das pessoas afetam a economia da sociedade.
Nas publicações, eles tentam provar que as pessoas funcionam reagindo a estímulos e que são capazes de fazer a coisa certa se tiverem o estímulo correto.
Os dois se conheceram através de uma reportagem no The New York Times, que se tornou uma série de artigos sobre temas relacionados à economia subterrânea (tráfico, prostituição, trapaças etc.), ramo que raramente é pesquisado.
A narrativa é bem-humorada e de fácil entendimento para quem não é familiarizado com jargões de técnicos no assunto (aliás, há um excelente capítulo sobre como os “técnicos”enganam seus clientes).
Gostou da sugestão? Já acessou O Livreiro, a rede social para quem gosta de ler? É grátis e você pode conhecer várias pessoas e conferir dicas superlegais!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dica de Livro

Da Intranet

Recentemente, a editora de Economia do site do GLOBO, Maria Fernanda Delmas, lançou o livro “Olha quem está poupando” (editora Campus), que pode ser considerado um guia financeiro da maternidade (saiba mais). Abaixo, algumas dicas da autora para você:

Enxoval
Antes de sair comprando tudo, respire e converse com outros pais. Avalie se aquilo tudo terá realmente serventia. Quem começa a pensar cedo no enxoval tem tempo e disposição para olhar um milhão de lojas, comparar preços e achar aquelas coisinhas que têm exatamente a sua cara.

O quartinho
A poltrona de amamentação pode ser cômoda para muitas mães “Em minha casa não cabia. A sentença veio da minha irmã, que é mãe de três filhas: ‘Amamentar vai ser onde tiver televisão’. Ganhei dela uma mega-almofada de amamentação, que cumpriu muito bem seu papel”, brinca.

Crianças alérgicas
Uma lata de leite de soja para crianças com até um ano custa entre R$ 40 e R$ 45. Já o leite em pó comum pode ser comprado por R$ 15 ou R$ 20. Os especiais, incluindo os hipoalergênicos e os completamente sem lactose, podem custar até R$ 100.

Suor e malhação
Quando acaba a licença-maternidade, é preciso equilibrar os cuidados com o bebê, a amamentação, o trabalho, a vida de mulher e a ginástica (que deve ser mais leve). Então, antes da gravidez, cancele aquele plano completo da academia e negocie um plano mais simples.

Obstetra – ou Deus, durante a sua gravidez
Um bom médico pode estar conveniado a um plano de saúde, atender na rede pública ou em um consultório. Vale a pena colocar na balança os fatores prós e os contras. “Planejando seu tempo e seu dinheiro, você poderá garantir que terá o obstetra que escolheu”, explica Fernanda.

Está chegando a hora…
Próximo do parto, o consumo racional passa longe de você. É o momento perfeito para empurrarem para coisas tipo fotos da barriga, cursos de pais, de filmagem, fotografia do parto, lembrancinhas para maternidade etc. Vale pensar do que você realmente precisa.

A hora “H”
Para não ter surpresas, confira os limites de reembolso do seu plano de saúde. “Um parto pode custar de R$ 6 a R$ 12 mil, incluindo a internação”, alerta a jornalista. Tem também a opção de congelar o cordão umbilical, que custa uns R$ 4 mil (+ R$ 500 de manutenção num banco).

Pediatra – ou Deus, enquanto você tiver filho pequeno
Antes de escolher um profissional, faça pesquisa de mercado. Se seu coração fizer uma escolha fora do seu orçamento, pondere: deixar de jantar fora ou comprar menos roupas pode significar a economia necessária para pagar uma consulta com um bom profissional.

Chá de bebê ou chá de fralda?
Muitas mulheres optam por só pedir fraldas, lenços umedecidos e creme contra assaduras. “Fiquei praticamente um ano sem comprar”, conta Fernanda. Em uma conta rápida, você pode gastar de R$ 3.500 a R$ 5.000 com fraldas (dependendo da marca) até os dois anos do bebê.

Na moda
Para a editora, criar roupas muito fofas para os bebês é uma “maldade”. Um vestido ou jardineira de algodão custa até R$ 300. Nas lojas de departamento, calças e blusas básicas custam até R$ 15. Para macacões, meias e casacos, a dica são as feirinhas da região serrana.

Comer, comer...
“Amamentar é o maior barato. Literalmente. Se você decidir fazer o que o Ministério da Saúde recomenda será meio ano sem gastar um tostão no supermercado”, garante Fernanda.

Plano de saúde
A carência para o parto é de 10 meses. Ou seja: se você não tem plano, tem de virar cliente de um com cobertura obstétrica pelo menos um mês antes de engravidar.

É big, é big!
Festas de aniversário podem passar facilmente de R$ 5 mil. Há opções mais baratas, como parques e quiosques na praia. E muita gente opta por festa de um ano só para a família. A verdade é que o bebê não vai nem perceber o tamanho da festa!