sexta-feira, 30 de julho de 2010

O GLOBO: 85 anos de história

Por Caroline Soares

Foi com muita honra que recebi o convite de participar da missa de comemoração dos 85 anos do jornal O GLOBO. Celebrada às 11h da manhã na Capela Nossa Senhora da Vitória, a cerimônia contou com a presença de Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho, membros da família, diretores e funcionários da INFOGLOBO (saiba mais na Intranet).
Em uma cerimônia intimista e acolhedora, o padre José Roberto Devellard emocionou os presentes com suas palavras e colocações. Ele falou da importância das Organizações Globo e mencionou que esta era como uma casa construída em uma rocha firme, fazendo um paralelo com as palavras escritas na Bíblia. Em sua prece, agradeceu pelos 85 anos da fundação do jornal e pediu para que todos nós mantenhamos sempre o espírito de dar o melhor para os nossos leitores.
Li o rito inicial. Estava com as mãos trêmulas - vide a responsabilidade em representar os estagiários naquela homenagem. Quando terminei de ler a última frase, um misto de felicidade e orgulho brotou dentro de mim: era a emoção em presenciar aquele momento.
Agradeço pela confiança e aproveito para parabenizar a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Como foi dito pelo padre Devellar, que continuemos neste caminho de dar o melhor de nós para que o O GLOBO continue fazendo a diferença na vida de seus leitores.
Tenho certeza que muitos anos ainda virão... Parabéns, O GLOBO!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Uma Viagem pela Notícia

Com informações do GLOBO

Na última quinta-feira (22/7), a INFOGLOBO ficou repleta de crianças e adolescentes. Eram filhos dos funcionários da INFOGLOBO que participaram do programa “Uma Viagem pela Notícia” (saiba mais), criado para atender uma curiosidade que se renova de geração em geração: conhecer de perto a empresa onde trabalham os pais. Confira algumas fotos:
















Fotos: Área de Comunicação Interna com colaboração de Mariana, Eric, Arthur, Juliana e Beatriz (participantes do Uma Viagem pela Notícia).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um engenheiro na INFOGLOBO

Por Fernando Petrucci

Muita gente deve se perguntar o que um estagiário de engenharia faz numa empresa de comunicação. A resposta é simples: atua na área de Infraestrutura, formada por engenheiros de várias especializações. Os principais desafios deste profissional são superar as metas pré-estabelecidas relativas ao controle de custos, adequação e ocupação de espaços físicos, levantamento de novas áreas para expansão e serviços de administração e manutenção predial.

Na seção de manutenção predial, além de planejamento e obras, também existe a parte que realiza os serviços corriqueiros que precisam ser realizados o mais rápido possível para que se possa oferecer a melhor condição de trabalho para o funcionário. Exemplos de serviços desse tipo são: troca de lâmpadas, limpeza, conserto de gaveteiros, movimentação de mobiliários etc.

Quem apóia a INFOGLOBO nesta missão é a empresa INFRALL. Para solicitar esses e outros serviços, abra uma ordem de serviço (OS) pela Intranet (Serviços => Serviços de Infraestrutura), descrevendo a solicitação e a data desejada para realização do serviço. Muito fácil, não?

Algumas das obras realizadas em 2010:

Reforma da Academia INFOGLOBO









Novas rampas da Distribuição






Reforma da escada de incêndio (prédio 35)











Construção do banheiro para Portadores de Necessidades Especiais





Focas na área

Por Lis Miller

O jovem de hoje é o jornalista de amanhã. É isso que o jornal EXTRA pretende mostrar com o projeto Repórter de Amanhã com estudantes da rede pública de escolas do Rio. A meta é aproximar os alunos do trabalho dos profissionais que fazem o jornal estar nas bancas todas as manhãs e ainda mantém o site atualizado e multimídia: os repórteres 3G.

Nesta segunda edição do projeto, participaram 30 estudantes entre 12 e 16 anos. Eles aprendem como produzir informação de qualidade com recursos multimídia, mas que não necessitem de grandes gastos , o que ajuda os alunos a produzirem suas próprias mídias na localidade onde vivem.

Gostou da iniciativa? A dica é dar uma olhada na matéria da Intranet!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Meus seis meses

Por Karen Lucena

O que dizer dos meus seis primeiros meses na INFOGLOBO? Posso dizer que foram melhores do que poderiam ser, superaram todas as minhas expectativas e me trouxeram muito mais frutos do que os que eu esperava colher.
Comecei na área de Mercado Leitor, no Operacional, e foi uma experiência maravilhosa. Conheci pessoas ótimas, com as quais aprendi imensamente. Aproveito para agradecer às coordenadoras Isabella Cardoso e Maria Ângela, que acreditarem no meu trabalho e por todo o carinho com o qual sempre me trataram.
Há exatamente dois dias troquei de área - ainda no Mercado Leitor. Agora, integro a equipe de Planejamento. Bom, é como começar tudo de novo e voltar ao mês de fevereiro, onde estávamos todos com aquele friozinho na barriga e cheios de expectativas. Mas tenho certeza que esta será uma experiência tão rica quanto à anterior e que me trará outros tantos bons frutos!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Canal de comunicação na T.I.

Por Diego Couto e Richard Alves

Na última reunião de comunicação realizada pelo nosso diretor de Tecnologia, Carlos Safini, foram apresentados vários assuntos. Um, em específico, chamou nossa atenção: o Site de Tecnologia. Essa ideia veio na última pesquisa de clima da INFOGLOBO, pela qual a tecnologia detectou certa insatisfação da equipe no quesito comunicação e transparência.

O site consiste em um canal de comunicação entre as equipes das gerências da Tecnologia (Soluções, Projetos e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Infraestrutura). Nele, está tudo o que acontece dentro da TI: status dos projetos, fotos dos aniversariantes do mês, premiações, promoções e méritos, destaques, links para nossas principais ferramentas de web, e até oportunidades de trabalho dentro da área.

No site também encontramos o endereço eletrônico das equipes de TI, onde acompanhamos informações de projetos e movimentações específicas de cada uma delas.
Um exemplo é o site do CCS-TI, que foi criado por Richard e Diego, estagiários da equipe, com a ajuda de Eduardo Viana, coordenador do site da Tecnologia e da equipe de BI.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sob controle

Por Luiz Lima

O trânsito no Rio de Janeiro está cada dia mais confuso e caótico. Os nossos compromissos são inadiáveis e aqueles cinco minutos para sair de casa podem gerar um grande problema no decorrer do dia.

Cumprir com os horários acordados é um dever, pois demonstra comprometimento. Temos que administrar o tempo que levaríamos para chegar sem imprevistos, mas contando que incidentes acontecem. Agir com precaução e programar para chegar com cinco ou dez minutos de antecedência é melhor, pois isso gera reconhecimento e ajuda a formar uma imagem positiva, além de evitar o estresse.

É claro que isso é um desafio, principalmente no trânsito do Rio. Mas uma ferramenta que está a nossa disposição é o site O GLOBO, na seção “Trânsito”, (veja aqui) onde nós podemos acompanhar os desdobramentosdo trânsito, os acidentes e qual a maneira mais rápida de, por exemplo, fazer o deslocamento SEDE – PG / PG – SEDE e não perder aquela reunião importante (veja também no quadro abaixo os horários das vans administrativas).


Fique antenado também através do Twitter enviando suas informações sobre o trânsito.
Saiba como participar aqui .

terça-feira, 13 de julho de 2010

O 1º semestre na INFOGLOBO a gente nunca esquece

Por Lucas Calil

Entrando no clima do Já Voto!, o novo blog dos estagiários da Redação, trago importantes dicas baseadas nestes primeiros seis meses na INFOGLOBO:

1 – Organização: sem nenhuma experiência prévia em redação de jornal diário, não sabia, no começo, como seria a rotina dentro do GLOBO e do EXTRA (nada mais natural). E apenas aos poucos descobri a verdadeira importância da organização, em todos os aspectos, do trabalho cotidiano – horários, pautas, apurações e tempo livre. É absolutamente necessário manter uma adequada e prática estrutura de horários e planejamentos que precisa sempre estar atualizada. Uma vez que o ritmo das coisas perde os trilhos, é muito difícil conseguir fazer tudo com precisão – ainda mais para quem concilia estágio e monografia na faculdade.

2 – Interação Participativa: nada funciona direito se todas as peças de uma elaborada engrenagem – como a da INFOGLOBO – não estão focadas num determinado objetivo. Todos os profissionais da empresa sempre estão atentos e preparados para resolver os inúmeros problemas que naturalmente aparecem, então é preciso ficar alerta – e ajudar na empreitada. Colaborar, oferecer ajuda e demonstrar potencial proativo são qualidades bastante apreciadas. Sem elas, é complicado manter a organização cotidiana – está tudo interrelacionado.

3 – Pontualidade: quase todo dispositivo eletrônico que utilizamos o tempo inteiro dispõe de um impecável e correto relógio embutido. Chegar sempre na hora marcada é importante para não perder reportagens, fontes, apurações e, sobretudo, credibilidade.

4 – Comprometimento: a interação participativa apenas funciona com dedicação total por parte do profissional – ou do estagiário ainda em treinamento. Colaborar, oferecer ajuda e demonstrar potencial proativo são ótimas qualidades – só que esvaecem quando não há empenho e esforço para realizar as tarefas diárias. E esse esforço não é puramente físico – é também psicológico.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bolão da Zebra

Por Blog Estágio Boa Chance

As expectativas foram grandes, mas os resultados, nem tanto. Assim como na Copa, em que apenas uma seleção saiu ganhando, no Bolão Boa Chance apenas uma pessoa acertou um resultado de um jogo.
No quesito classificações para a segunda fase, muitos passaram perto. Mas a zebra eslovaca fez errarem todos os que apostaram na Itália como classificada para as oitavas-de-final.
Sendo assim, basta a Tatianna dar um pulo no 4º andar do prédio 70, no cantinho dos estagiários da Redação, ao lado da Agência O GLOBO, para pegar seu prêmio. Aos demais, resta o mesmo que restou às outras 31 seleções: esperar por 2014!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Café com Você - 2ª edição

Por Lis Miller

Uma pausa na rotina para recuperar as energias. Essa é uma boa ideia para fugir da tensão de quem está em um ritmo acelerado: conclusão da faculdade e muito trabalho na INFOGLOBO.
E ninguém melhor para tirar as dúvidas do grupo em relação à empresa do que o diretor geral, Paulo Novis. Para completar, uma mesa de café da manhã completa esperava ao lado. Era a 2ª edição do Café com Você com os estagiários.
Alguns tópicos falados na última reunião foram reforçados, como a necessidade da INFOGLOBO de crescer em direção à distribuição digital da informação. Paulo explicou que esse é um grande desafio, principalmente porque a empresa vai muito bem como negócio. Por isso, é difícil mudar se tudo está dando certo.
"Nossa plataforma principal é o jornal papel. E ele vai muito bem, mas temos que entender que o melhor momento para mudar é quando as coisas vão bem. Já atuamos em várias plataformas de informação. Agora, é preciso parar de fazer as coisas de certa forma para fazermos da formar certa", salientou Novis.
Quer ver mais sobre o encontro? Então veja os vídeos do diretor geral respondendo algumas de nossas perguntas no post de amanhã. Não perca!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Já Voto!

por Thamyres Dias

Os estagiários das redações da INFOGLOBO estão participando de um novo projeto: o Já Voto!, um olhar jovem sobre as Eleições 2010. Tanto no blog e no Twitter - lançados ontem - quanto no jornal O GLOBO, a partir do próximo sábado (10/7), os 14 futuros jornalistas, infografistas, diagramadores e webdesigners mostram como a juventude está inserida no processo eleitoral, as discussões políticas nas redes sociais, os jovens candidatos e parlamentares, entre muitos outros assuntos.



O Já Voto! é o projeto final do Programa de Treinamento da INFOGLOBO, e pela primeira vez não acontece em dezembro. Sua participação também é muito bem-vinda! Você pode enviar sugestões e críticas para o e-mail javoto@oglobo.com.br ou entrar no debate, comentando em nossos posts.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dicas de moda - Como se vestir bem no inverno

Esther Medina

O inverno já deu as boas-vindas à Cidade Maravilhosa, mas além dos dias frios e nublados, a estação também traz à tona uma dúvida: como se vestir de forma elegante sem comprometer o estilo individual ou se tornar uma vítima da moda?

Segundo Patrícia Veiga, especialista de moda do GLOBO, as principais tendências para esta estação são calças, paletós e sobretudos de alfaiataria, roupas em tricô, couro, veludo e jeans, além de trajes étnicos e inspirados no militarismo.

Os anos 80 também estão em alta, com as conhecidas leggings, botas de cano alto, sopreposições de peças e mangas volumosas. Já na paleta de cores do inverno 2010, imperam as estampas orientais e africanas, xadrez, além dos tons sóbrios como verde musgo, roxo, cinza, areia e preto.

A coordenadora de estágio da redação, Letícia Helena, investiu em uma produção moderna que seguia algumas das tendências invernais: vestido de estampa xadrez, meia-calça, bota de cano alto e sobretudo:

- Gosto muito de moda e acompanho as novidades. Adoro bota, então nunca perco uma oportunidade de usar. Apesar de estar na moda, só estou usando o sobretudo mesmo para me proteger do frio, já que estou de vestido.

Embora não acompanhe as tendências de moda, a estagiária de jornalismo Thamyres Dias apostou em um visual feminino e jovial, com um vestido de plush listrado de mangas bufantes, meia-calça e sapatilhas:

- É até um contrassenso, porque eu gosto muito de acompanhar os desfiles e os estilistas, mas nunca penso em moda na hora de me vestir.

Diante de tamanha oferta de formas, estilos, cores e tecidos, qual é a formula certa para montar um visual de inverno interessante exagero?

- Anos 80, militarismo, estampas. Todas essas tendências marcaram presença nos desfiles internacionais e nos brasileiros. A moda agora é globalizada, então é só uma questão de adaptar ao estilo de cada um. A maior cafonice é ser vítima da moda, usar uma roupa só porque é tendência, sem avaliar se cai bem - concluiu Patrícia.

Fotos de Dilliany Justino