sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dicas de moda - Como se vestir bem no inverno

Esther Medina

O inverno já deu as boas-vindas à Cidade Maravilhosa, mas além dos dias frios e nublados, a estação também traz à tona uma dúvida: como se vestir de forma elegante sem comprometer o estilo individual ou se tornar uma vítima da moda?

Segundo Patrícia Veiga, especialista de moda do GLOBO, as principais tendências para esta estação são calças, paletós e sobretudos de alfaiataria, roupas em tricô, couro, veludo e jeans, além de trajes étnicos e inspirados no militarismo.

Os anos 80 também estão em alta, com as conhecidas leggings, botas de cano alto, sopreposições de peças e mangas volumosas. Já na paleta de cores do inverno 2010, imperam as estampas orientais e africanas, xadrez, além dos tons sóbrios como verde musgo, roxo, cinza, areia e preto.

A coordenadora de estágio da redação, Letícia Helena, investiu em uma produção moderna que seguia algumas das tendências invernais: vestido de estampa xadrez, meia-calça, bota de cano alto e sobretudo:

- Gosto muito de moda e acompanho as novidades. Adoro bota, então nunca perco uma oportunidade de usar. Apesar de estar na moda, só estou usando o sobretudo mesmo para me proteger do frio, já que estou de vestido.

Embora não acompanhe as tendências de moda, a estagiária de jornalismo Thamyres Dias apostou em um visual feminino e jovial, com um vestido de plush listrado de mangas bufantes, meia-calça e sapatilhas:

- É até um contrassenso, porque eu gosto muito de acompanhar os desfiles e os estilistas, mas nunca penso em moda na hora de me vestir.

Diante de tamanha oferta de formas, estilos, cores e tecidos, qual é a formula certa para montar um visual de inverno interessante exagero?

- Anos 80, militarismo, estampas. Todas essas tendências marcaram presença nos desfiles internacionais e nos brasileiros. A moda agora é globalizada, então é só uma questão de adaptar ao estilo de cada um. A maior cafonice é ser vítima da moda, usar uma roupa só porque é tendência, sem avaliar se cai bem - concluiu Patrícia.

Fotos de Dilliany Justino

Nenhum comentário: