terça-feira, 13 de julho de 2010

O 1º semestre na INFOGLOBO a gente nunca esquece

Por Lucas Calil

Entrando no clima do Já Voto!, o novo blog dos estagiários da Redação, trago importantes dicas baseadas nestes primeiros seis meses na INFOGLOBO:

1 – Organização: sem nenhuma experiência prévia em redação de jornal diário, não sabia, no começo, como seria a rotina dentro do GLOBO e do EXTRA (nada mais natural). E apenas aos poucos descobri a verdadeira importância da organização, em todos os aspectos, do trabalho cotidiano – horários, pautas, apurações e tempo livre. É absolutamente necessário manter uma adequada e prática estrutura de horários e planejamentos que precisa sempre estar atualizada. Uma vez que o ritmo das coisas perde os trilhos, é muito difícil conseguir fazer tudo com precisão – ainda mais para quem concilia estágio e monografia na faculdade.

2 – Interação Participativa: nada funciona direito se todas as peças de uma elaborada engrenagem – como a da INFOGLOBO – não estão focadas num determinado objetivo. Todos os profissionais da empresa sempre estão atentos e preparados para resolver os inúmeros problemas que naturalmente aparecem, então é preciso ficar alerta – e ajudar na empreitada. Colaborar, oferecer ajuda e demonstrar potencial proativo são qualidades bastante apreciadas. Sem elas, é complicado manter a organização cotidiana – está tudo interrelacionado.

3 – Pontualidade: quase todo dispositivo eletrônico que utilizamos o tempo inteiro dispõe de um impecável e correto relógio embutido. Chegar sempre na hora marcada é importante para não perder reportagens, fontes, apurações e, sobretudo, credibilidade.

4 – Comprometimento: a interação participativa apenas funciona com dedicação total por parte do profissional – ou do estagiário ainda em treinamento. Colaborar, oferecer ajuda e demonstrar potencial proativo são ótimas qualidades – só que esvaecem quando não há empenho e esforço para realizar as tarefas diárias. E esse esforço não é puramente físico – é também psicológico.

Nenhum comentário: