segunda-feira, 31 de maio de 2010
Livre Acesso no PG
Uma das iniciativas em curso no Parque Gráfico é o Projeto Acessibilidade, que consiste em adequar o acesso com rampas, sinalização nos pisos para cegos, sinais luminosos para os surdos e vaga de estacionamento especial.
Além dessas adaptações físicas, também estamos em busca de possíveis profissionais para compor nosso quadro de funcionários através do Programa Livre Acesso. À frente desse projeto, temos o técnico em Mecânica Matheus Costa, contando com a ajuda de Paula de Oliveira e Fátima Ferreira (ambas da área de Projetos e Processos), Guilherme Oliveira (RH) e Daniele Barbosa (Manutenção Mecânica).
Para nos auxiliar, contamos com os serviços de consultoria prestados pelo IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), que nos forneceu um relatório apontando as adaptações físicas necessárias para que o PG se torne acessível. No futuro, eles voltarão a avaliar qual tipo de deficiência cada área comporta, sem trazer danos ao futuro funcionários e à INFOLGOBO.
No último dia 25/3, o funcionário Thiago Rodrigues Machado (clique aqui para conhecê-lo) esteve no PG. A finalidade da visita foi estudar quais as dificuldades que um portador de necessidades especiais encontra na locomoção em nosso ambiente de trabalho.
O aprendizado dos envolvidos no projeto é imensurável. “Nosso objetivo é sensibilizar toda a equipe, diminuir o preconceito que ainda existe em torno das pessoas com deficiência e, assim, fazer com que eles se sintam mais acolhidos e bem recepcionados”, resume Matheus Costa.
Leia também:
Uma mãe especial (em pdf)
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Copa do Mundo: no campo e na internet
Blog Grama na Calcinha – Futebol sem a visão feminina não tem a menor graça. As moças deste blog vão provar que batom e chuteiras é uma combinação muitíssimo bem vinda.
Blog Brazuca Brazuca – Cinco blogueiros vão mostrar a Copa na África do Sul pelo ângulo dos torcedores. Quem são, onde se reúnem, como comemoram, tudo isso será respondido.Blog do Renato Maurício Prado – Acompanhe as notícias e opiniões de um dos principais colunistas da imprensa esportiva, com a participação de um timaço de repórteres falando sobre temas que vão de futebol à Formula 1.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Olimpíadas do Parque Gráfico
Desde o dia 11/5, sempre as terças-feiras, a partir da 19h, estão sendo realizados “peladões” no campo do Parque Gráfrico da INFOGLOBO. Que os peladeiros são excelentes profissionais em suas áreas - Suprimentos, Impressão, Planejamento e outras -, ninguém tem dúvida. Já no futebol...
Tudo começa com o Joseilson (coordenador da Expedição) e o PC (coordenador da Eletrônica), que arrecadam R$ 10,00 de cada um dos interessados em participar da pelada. Depois disso, é só alegria, churrasco, refrigerante, futebol e muita risada. Este último ingrediente é o que não falta entre os participantes, principalmente durante os jogos.
A princípio, os times são o Quiet Ruim, formado pelos que trabalham no Quiet Room, e o Sofrimentos, composto pela equipe da área de Suprimentos. A formação em campo são cinco jogadores na linha e um no gol, que formam três times, cada um com uma cor de colete: azul, amarelo e vermelho. No entanto, no fim das contas ficam todos misturados.
A 3ª rodada, realizada na última terça-feira (25/5), foi bem divertida. Depois de alguns minutos, já apareceram aqueles jogadores masi "técnicos”, que falam, gritam e reclamam em campo, como se fossem os próprios treinadores do time - o que tornou o jogo ainda mais engraçado!
Os jogadores que foram se machucando ou perdendo o fôlego, o que geralmente ocorre em ordem decrescente de idade (a faixa etária vai de 20 a 60 anos), abandonam a pelada e logo iam em direção ao cheirinho do churrasco, feito pelo camisa 10, Joseilson, que dessa vez preferiu ficar apenas preparando as carnes e o camarão.
Depois da pelada, muito bate-papo e churrasco
Após duas horas de futebol, todos já estavam ofegantes na área do churrasco, atacando os quitutes prontos e batendo um papo descontraído. Contamos também com a participação feminina. Apenas uma, Clarissa, engenheira que atua no PCP. A única líder de torcida nem olhou para o futebol, mas esteve presente mesmo que apenas apreciando o churrasco.
Essa iniciativa está sendo bem proveitosa para descontrair o estresse do trabalho durante a semana e conhecer melhor os colegas de trabalho nas horas de lazer, o que cria um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Além de ser uma forma de exercitar o corpo, manter-se em forma e, assim, em dia com a saúde.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Dez anos de geração zine
Ontem (25/5), além do Dia do orgulho Nerd, saiu a edição de aniversário de dez anos da revista Megazine, do jornal O GLOBO. O suplemento é direcionado para jovens, mas faz parte do universo de grande parte dos antenados em cultura pop de todas as idades.
Além de se aproximar do universo adolescente sem perder a qualidade do conteúdo, a Megazine vem se reinventado com as mudanças das novas gerações. A editora Valquiria Daher acredita que, no futuro, a revista esteja disponível apenas na versão digital.
- No futuro, provavelmente a Megazine vai ser apenas o site. Os veículos impressos vão estar muito mais reduzidos e a revista, que é feita para público jovem, dificilmente vai permanecer no papel.
Sexta-feira, um vídeo com toda a entrevista com Valquiria estará disponível no blog "Amanhã no Globo". Clique aqui para conferir!
terça-feira, 25 de maio de 2010
Festa para os nerds
Hoje (25/5), é uma data muito especial para os nerds do mundo inteiro. Em homenagem à primeira exibição de Star Wars, em 1977, os geeks de todo o planeta celebram, na atual data, o Dia do Orgulho Nerd, comemoração criada em 2006 para festejar a afirmação dos aficionados por quadrinhos, RPG, videogames, computadores e afins.
Coincidentemente, comemora-se hoje, também, o Dia da Toalha, em alusão à morte do escritor Douglas Adams – em 11 de maio de 2001 –, criador de um dos maiores ícones nerds das últimas décadas: a série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
Estereótipos à parte, alguns funcionários da INFOGLOBO – de setores, digamos, “tipicamente” nerds, e até o próprio blogueiro resolveu intrometer-se na história – deram uma pequena demonstração do que, para eles, significa ser nerd. As respostas assemelham-se em certos aspectos e diferem-se em outros, mas nem os nerds sabem, exatamente, o que são.
Enfim, parabéns aos nerds, geeks e demais variações nominais. Ah, participam da comunidade Jovem Nerd, do Livreiro (uma das maiores da rede social) e participe do concurso cultural promovida por lá para homenagear os nerds. Que a força esteja com vocês!
Veja aqui o clipe da música "Escolha já seu nerd", da banda Seminovos.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Passando o bastão
Na tarde desta segunda-feira (24/5), cinco estagiários participaram de uma sessão de fotos para o material de divulgação do Programa de Estágio Boa Chance 2011. São eles: Caroline Soares (Promoções), Daniele Barbosa (Parque Gráfico), Bernardo Piñeiro (Planejamento), Leonardo Soares (Arte) e Paulo Júnior (Redação).
Essa é uma excelente oportunidade de contribuir de forma diferente com a INFOGLOBO e também de passar para os futuros estagiários a boa impressão e a alegria de fazer parte dessa empresa.
Em agosto, o material estará disponível na íntegra no site do Programa. A campanha terá como foco a chamada geração Y, jovens que já nasceram em contato com tecnologia e informação, e que hoje entram no mercado de trabalho com o diferencial de dominar as inúmeras ferramentas surgidas na Era da Internet (saiba mais).
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Aula de inovação
O projeto ocorre em conjunto com a disciplina “Laboratório de Publicidade”, e os alunos, dos 6° e 7° períodos, que receberam o desafio de pensar em como vender o conteúdo do GLOBO em suas multiplataformas.
O briefing foi passado dia 4 de maio por Karine Karam, gerente de assinaturas, e Gláucia Neves, gerente de marketing de assinaturas.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Revelando as fontes
"Um jornalista nunca revela suas fontes". Deixando de lado a máxima do jornalismo investigativo, percebi outro dia como tem sido rica a experiência de circular pelas editorias dos jornais da INFOGLOBO, não apenas por aprender textos e modos de edição diferentes, mas por conhecer pessoas de tipos tão diversos quanto possível.
No primeiro dia de estágio, tive a sorte de visitar meu clube, o Botafogo, e, lá, o azar de tentar entender o que diz o enrolado portunhol de Herrera. Ri das metáforas espirituosas de Joel, que naquela altura já parecia saber que o Alvinegro levaria o título do Estadual. De lá para cá, o que mais ouvi foram histórias.
Do Imperador Adriano ao Príncipe de Orleans e Bragança
Ainda no Esporte, vi um já pressionado Vagner Mancini, me despedi do jornalista Armando Nogueira e tomei chá de cadeira para falar com Adriano, sem sucesso. No mês seguinte, nos Jornais de Bairro, conheci Gilcinéia, uma mãe que perdeu o filho nos deslizamentos de Niterói, e antes que pudesse esquecer as palavras com que narrou o desmoronamento da casa, já estava escolhendo acessórios de luxo para o caderno de decoração, na Tok Stok da Barra da Tijuca.
Falei com uma dona de quiosque, com servidores grevistas do Ibama, com uma vendedora ambulante de 91 anos, com a cabeleireira da procuradora Vera Lúcia Gomes, com uma freira de sotaque alemão e com "Deusa" - Deusenice - que fez questão de apresentar cada desabrigado que conhecera naquela escola, na Zona Norte de Niterói. Estive com autoridades também: ministros, vereadores, deputados, prefeito, governador e até um príncipe, Dom Eudes de Orleans e Bragança, trineto da Princesa Isabel.
Minha primeira vez na delegacia
Na terça-feira, passei por uma experiência inteiramente nova na Editoria Rio. Rafael Lima, de 27 anos, confessava diante dos jornalistas que tinha esfaqueado e escondido o corpo da ex-mulher, Iris Bezerra de Freitas, em uma mala, e a atirado em um canal no Leblon. Chamou-me a atenção como aquele homem intimidado, de palavras pacatas e porte esmirrado, foi capaz de algo assim. Nada o diferenciava de muitos dos personagens que, à essa altura, já tinha entrevistado. Nada além do que confessava diante de flashs, câmeras e gravadores. Uma coisa ficou clara para mim nesse momento: a gente nunca sabe quem está respondendo às nossas perguntas, mesmo quando seu nome está na pauta da matéria.
Fotos: Eliária Andrade e Letícia Pontual
terça-feira, 18 de maio de 2010
Meio Ambiente na Academia INFOGLOBO
Por Kamilla Pavão
A Academia INFOGLOBO, área responsável pelas ações de treinamento e desenvolvimento da empresa, recebeu nesta terça-feira (18/5) a Oficina Sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade, ministrada por Paulo Moutinho, Doutor em Ecologia, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas do IPAM e pesquisador associado do Woods Hole Research Center.
Com a ajuda de materiais como livretos e folders, a palestra pontuou sobre a atual crise das mudanças climáticas, suas consequências, e como vai o processo de preservação ambiental no país e o envolvimento de interesses de grandes indústrias, do agronegócio e de políticos.
Além disso, o especialista também ressaltou a importância do jornal para acabar com a crise de informação que ronda o assunto. O IPAM oferece o curso online e gratuito chamado "A Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas", que pode ser acessado no site da entidade.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Troca de Lus (parte II)
Por Lis Miller
Conforme prometido, aqui está o vídeo com o recado da nossa querida Lu. Aproveite para conhecer a Luciana, nossa nova companheira. Confira:
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Troca de Lus
Por Lis Miller
Na última sexta-feira (14/5), foi o último dia da analista Luiza Vardiero (nossa querida Lu, na foto) à frente do programa de estágio da INFOGLOBO. Agora, ela vai atuar na área de Treinamento da empresa.
Lu passa a bola para a não menos sorridente Luciana Henriques (Lu 2), que já trabalhou no RH da Nextel e no programa de estágio e aprendiz da Losango. Ela está cheia de expectativas com a nova responsabilidade. Em breve, um vídeo sobre a troca de Lus!
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Já completou seu Álbum da Copa?!
Se você é funcionário da INFOGLOBO e está pensando em colecionar as figurinhas mais comentadas do momento, vai gostar dessa notícia.
Recentemente, a equipe de Comunicação Interna criou uma rede interna na Intranet (veja aqui) para tornar mais fácil o encontro de quem entrou nesta onda.
Na página, é possível fazer o seu cadastro e ver os nomes e contatos de outros coleguinhas. Sua última figurinha pode estar mais perto do que você imagina!
terça-feira, 11 de maio de 2010
Os convocados da Copa - o que você achou?
Às 13 horas de hoje o técnico Dunga divulgou para a imprensa os nomes dos 23 convocados para a copa deste ano. Especulações à parte, nosso tecnico provou que tem personalidade e não se deixou levar pelos ultímos apelos da torcidas por certos jogadores. Como já havia demonstrado, não causou muitas surpresas na hora do anúncio.
Contudo, como todo brasileiro é tambem um pouco técnico de futebol, a torcida mal esperou o fim da transmissão pra comentar (e cornetar) nas ruas e na internet. O ponto alto do burburinho foram as pérolas surgidas no Twitter. Confira algumas:
"Se perder, é a seleção do Dunga. Se ganhar, é o nosso Brasil-varonil-hexa-chupa-Argentina. Tomanoc*!" (@alerocha)
"A camisa do Grafitte vai ser 0.5 ou 0.7 ????" (@_tomate)
"Nenhuma convocação para Copa do Mundo parece ideal. Mas de uma coisa eu sei: quanto mais desacreditada maiores as chances." (@LeoJaime)
A galera do jornal O GLOBO também comentou:
"A exclusão do Adriano faz sentido. Dunga até teve paciência, mas não dá para confiar no Imperador. Injustiça foi a não convocação do Victor." (@Ancelmocom)
"Virei fã do Dunga!" (@leonardodms)
"Essa convocação do Dunga foi uma #putafaltadesacanagem" (@DaniChaves)
Mas torcedor que é torcedor pode reclamar, pode espernear, mas no dia 11 de junho vai estar com a camisa canarinho torcendo pela seleção.
Veja aqui a lista dos 23 convocados para a África do Sul.
http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/convocacao/
Agora é com você. O que achou da convocação?
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Desafios da Carreira
- Manter-se atualizado com tudo o que está acontecendo no mercado;
- Politicagem no ambiente de trabalho;
- Falta de espaço para expressar suas ideias;
- Chefe ausente, que não dá feedbacks e não esclarece dúvidas;
- Assédio moral;
- Excesso de níveis hierárquicos;
- Excesso de pressão;
- Chefe tirano;
- Chefe estressado;
- Promoções frustradas.
- Politicagem no ambiente de trabalho;
- Falta de espaço para expressar ideias;
- Chefe ausente, que não dá feedback;
- Dificuldade de abordar o chefe;
- Dificuldade de manter a produtividade;
- Chefe estressado;
- Excesso de pressão;
- Excesso de níveis hierárquicos;
- Promoções frustradas;
- Assédio moral.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Uma semana de aprendizado no EXPRESSO
Passei mais ou menos uma hora sem enterder aquela situação e estranhando o silêncio do lugar. Eu não imaginava que aquele núcleo fosse tão sério.
De repente, a dona da joaninha chega, para salvar a reputação da bichinha, e se assusta: "Ah! Que isso??! - ela resgata rapidamente a vítima - Credo! Vocês, heim?!!" - e sai em uma irritação risonha. Os sacanas, então, caíram na gargalhada. Foi assim que reconheci que eu estava no jornal EXPRESSO.
A capa pode chamar a atenção pela graça, mas o trabalho é profissional. Os editores não deixam os temas caírem e fazem questão de coisa nova todos dias. Tudo é pensado para levar ao leitor o que é legal de ler em um jornal que é consumido no caminho do trabalho. As pautas dão espaço para a novela, a auto ajuda, a economia, a cidade, etc.
Nos bastidores, os debates jornalísticos variam de qual vai ser a melhor notícia para a geral, novidades do esporte, até quem é a mulher mais "atraente" das musas do mês. Tudo é muito simples, ao mesmo tempo plural, mas não é vale-tudo. A qualidade do texto tem que ser boa.
Muitas críticas são feitas a jornais populares sem que o crítico se permita abrir as páginas e ler o que está dentro. O conteúdo recebido pelo público não é passivo. São leitores, não telespectadores. Se o texto segue um padrão de qualidade, o leitor acostuma a usar a cabeça para entender o que está recebendo. Ele não recebe ou acredita em coisas que não entende minimamente.
A maior lição que levei do EXPRESSO foi que as classes populares não aceitam qualquer conteúdo. Elas querem uma produção só para elas. Vale dar uma força para essa nova voz. Além de ensinar, podemos aprender muito também.