terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Enquanto isso, na Diagramação...

Por Felipe Tavares

Quando comecei a estagiar, em fevereiro deste ano, vi como atuar na Diagramação é um processo dinâmico e de extrema responsabilidade. Dinâmico, pois tudo muda a toda hora, sejam os anúncios que saem e entram, as matérias de capa que caem, fotos que não podem ser publicadas, os horários de fechamento que temos que cumprir etc. De muita esponsabilidade, pois junto com os editores e editores-assitentes, temos que ter muita atenção e perceber cada detalhe (o chamado "ajuste fino") na hora de fechar uma página antes da impressão.
Ajustes podem aparecer a qualquer momento: se a página é colorida ou preta e branca (que pode mudar, dependendo do anunciante); se os comandos de título, subtítulo, crédito e legenda estão de acordo com o padrão do jornal no que diz respeito a tamanho, fonte, entrelinhamento, espaço entre as colunas, o espaço entre as fotos e textos etc.
Fiquei no caderno de Esportes até abril. Lá, tive a oportunidade de ter uma noção maior de como funciona a rotina das editorias do GLOBO, além de aprender a usar o programad e diagramação e suas ferramentas. Pude "riscar" algumas páginas por lá e também fazer a edição do último modelo antes do novo caderno de Esportes (imagem acima).
Depois, fui para os Jornais de Bairro, onde fiquei por um mês. Por lá, tudo é mais corrido, pois se trata de 13 jornais semanais, e foi um dos principais motivos que me fizeram pegar mais agilidade com o programa (atalhos e comandos). Também passei por quase um mês, na MegaZine e no Globinho, onde ajudava à tarde. Desde meados de maio até hoje, estou no Segundo Caderno, onde também vi de perto a transição do modelo antigo para o atual.
Hoje ajudo muito a equipe desse suplemento. O dia 30 de setembro foi muito marcante pra mim, pela primeira vez a capa do Segundo Caderno, que foi publicada no primeiro dia de outubro, que por coincidência foi a primeira edição que saiu com meu nome no Expediente. A capa é simples, mas com certeza, tem um valor diferente pra mim (ao lado).
Tenho feito muitos amigos aqui na INFOGLOBO. Eles me ajudam e têm muita paciência em explicar várias outras coisas que ainda não sei. Espero, no ano que vem, poder continuar desse jeito, trabalhando e contribuindo com o meu melhor. Seja lá em qual editoria for!

Nenhum comentário: