quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2010: o ano que (ainda) não terminou

Por Léo Moraes
Um ano não é pouco tempo. Ainda mais quando se trata de um como 2010. Aconteceram muitas coisas neste meu primeiro ano no GLOBO. Do terremoto no Haiti à eleição da primeira mulher presidente da República do Brasil foram notícias aos montes. Em todos estes momentos, ao lado dos jornalistas, os designers desempenharam um importante papel para levar ao leitor, no impresso ou no online, a melhor informação possível. Abaixo, listo os trabalhos que mais me marcaram em 2010:
Infográficos
Quando projetamos um infográfico no site e no papel, pensamos de maneiras diferentes. Enquanto a leitura de um jornal impresso é uma experiência imersiva, na internet é preciso atrair o leitor a todo instante, já que um simples clique provoca a mudança de sua atenção para outro foco. Por isso, é preciso utilizar elementos interativos, animações e acesso a novos conteúdos (com moderação, é claro) para dar ao leitor a oportunidade de conhecer melhor as notícias do mundo, dos esportes, da cultura etc.
O infográfico acima foi o primeiro de muitos que fiz para o site do GLOBO, o que me faz ter um carinho especial por ele. Explica as mudanças nas regras da Fórmula 1, que vigoraram a partir do ano de 2010 e como era a competição nos anos anteriores (saiba mais).
Blogs
Inteligentemente, a imprensa incorporou esta ferramenta, convidando seus colunistas e especialistas em diversas áreas a compartilhar impressões com os leitores. O GLOBO é um dos veículos de comunicação que mais faz uso de blogs, tendo em seu site alguns dos mais lidos do Brasil. É uma via de mão dupla: o jornal oferece a visibilidade e a credibilidade que seus mais de 80 anos de existência proporcionam, e o time de blogueiros retribui aumentando a versatilidade e o poder de renovação da marca.
Blogs de praticamente todas as editorias são lançados todos os meses. Apesar de ter feito blogs de muitas delas, acabei me "especializando" em blogs esportivos, como o Blog dos Repórteres, que funcionou durante a Copa do Mundo, o Pulso, sobre corridas, e o Miramundos, sobre viagens de aventura.
Já Voto
As eleições 2010 foram históricas para o país e também para as vidas e carreiras dos estagiários da Redação. Além do contato direto com candidatos a diversos cargos, incluindo vários presidenciáveis, e com eleitores de diversas classes, os jornalistas falaram para diversos públicos e mídias: o papel, o blog, o vídeo, as redes sociais... tudo para dar aos jovens, nosso público-alvo, um panorama da política neste momento decisivo da democracia.
Para os designers do site, além de produzir toda o conteúdo visual para web do projeto, o momento mais importante e instigante foi colocar no ar o jogo Enigmas Eleitorais. Aprendemos a lógica de produção de um jogo, formas de interagir com o leitor e até linguagens de programação. Mas o dever foi cumprido, e de quebra descobrimos um monte de curiosidades e personagens da República.
Tudo isso em um ano que ainda não terminou!

Nenhum comentário: