segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Seja criativo!

Por Karen Lucena e Lívia Milagres

Na última quinta-feira (29/7), tivemos uma palestra realizada pela Academia INFOGLOBO sobre inovação e criatividade com Martha Gabriel. Na palestra, a especialista explicou que inovar é diferente de inventar. Inovar é tornar novo, renovar, introduzir novidade, ou seja, buscar foco nas ideias existentes, modificá-las ou melhorá-las. Já inventar significa fazer algo novo, criar, descobrir etc.
A criatividade depende de estudos e experiências que a pessoa já teve. Quanto mais conhecimento ela tiver, mais ligações ela fará. Contudo, existe uma metodologia que obedece aos seguintes passos: observação, interação, estalo, patrocínio, formatação, relevância e aprofundamento.
Uma dica muito legal dada por ela para saber se sua ideia é realmente boa é o teste do sono. Se mesmo depois de dormir você acordar com a ideia na cabeça, acreditando nela, é porque ela é, de fato, boa. Outra curiosidade é o fato de termos mais ideias quando estamos tomando banho. Segundo Martha Gabriel, no banho nós bloqueamos a visão, pois estamos dentro do Box e, assim, damos mais espaço aos outros sentidos. Agora, é só colocar tais lições em prática!

Nenhum comentário: