terça-feira, 3 de agosto de 2010

Conheça o Museu da PMERJ

Por Manuella Lopes
Para quem gosta de história e também das forças militares do Brasil, vale visitar o Museu da Polícia Militar do Estado do Rio de Janerio, localizado bem pertinho da INFOGLOBO, na rua Marquês de Pombal, 128.
O museu foi inaugurado em 1937 e teve como embrião a Sala D’Armas, que foi fundada pela Ordem no dia de 1º de fevereiro de 1911, pelo então Comandante Geral, Coronel do Exército Brasileiro, José da Silva Pessôa. Na tarde da última sexta-feira, dei um pulo por lá para conferir melhor a história da Polícia Militar.
Além da Sala D’Armas, o local conta com a sala de objetos da Guerra do Paraguai, a sala de réplicas das armaduras dos cavaleiros da época medieval de Portugal e a sala das réplicas dos uniformes das polícias, incluindo o primeiro vestido pela Polícia da Corte. No acervo é possível encontrar também uma reportagem do GLOBO, edição das 11 horas do dia 12 de maio de 1938.

O lugar tem o objetivo de inclusão social e valorização da história da PMERJ, como patrimônio cultural de todos, sendo um instrumento para torná–la mais próxima da sociedade e visa, também, reavivar no policial militar sua tradição e identidade, preservando a memória histórica da Instituição nos seus quase duzentos anos de existência.
Além dessas viagens históricas, o museu oferece palestras a grupos de adultos e uma visita especial para crianças com jogos históricos e seção de fotos de farda (os grupos devem agendar a visita). Se você gostou da dica e quer visitar o local, anota aí:
Museu da PMERJ
Visitas de 3ª a 6ª feira, das 9h às 16h (entrada franca).
Telefones: (21) 2332-6668 / 2242-4059

Um comentário:

Thiago disse...

Tinha que ter postado a foto do cachorro empalhado!