quinta-feira, 4 de março de 2010

A velha Cidade Nova

Por Lucas Ribeiro
A sede da INFOGLOBO, onde muitos dos novos estagiários (inclusive eu) e outras centenas de funcionários trabalham, está situada numa região entre o Estácio e a Praça XI, que hoje chamamos de Cidade Nova. Esse local é um dos pontos originários da cidade do Rio de Janeiro e foi espaço determinante na urbanização da capital, além de ter abrigado uma intensa movimentação cultural no inicio do século, concentrando baianos, comunistas, prostitutas, ciganos e outros grupos.
O bairro também presenciou a formação e a dissipação de uma comunidade de judeus, que era uma das maiores da América. A intervenção urbana que criava a Avenida Presidente Vargas, além de homenagear o presidente como um símbolo da modernização da capital, dispersava a 'efervescência cultural' do local, que não era mesmo tão apreciada pelo governo, que pôs abaixo os inúmeros cortiços característicos do cenário carioca da época.
Olhando para cima, temos o Morro do São Carlos, berço do samba consagrado por personalidades como Grande Othelo, Gonzaguinha e Luiz Melodia. Lá, surgiu a primeira escola de samba, Deixa Falar, e a famosa Vila Mimosa -- na época, Vila Mimoza --, zona de prostituição muito popular do Rio de Janeiro desde o inicio do século XX. E, mesmo com sua transferência para a Rua Ceará, a Vila continua popular até hoje.
Atualmente, a Cidade Nova está em fase de revitalização, com vários projetos imobiliários, entre eles o novo prédio da CEDAE. Porém, a inauguração da estação do metrô Cidade Nova, que era prevista pra fevereiro de 2010, foi adiada. Conforme noticiado no O GLOBO, no dia 1/03, a nova estação só sairá em junho. Segundo o presidente da concessionária METRÔ-RIO, José Gustavo de Souza Costa, a plataforma terá um papel importante a longo prazo, com a ligação da estação Leopoldina. O lugar ainda poderá ser o terminal do trem-bala que ligará o Rio a São Paulo. Além da plataforma, está prevista a construção de uma passarela sobre a Avenida Presidente Vargas e um viaduto sobre a Avenida Francisco Bicalho.

Mas, para os funcionários da InfoGlobo, a localidade é boa? É de fácil acesso? O tempo perdido com transporte ainda é grande? Muitos reclamam da falta de segurança, especialmente à noite. E você? Comente e diga o que pensa do local.

5 comentários:

Paulo Junior disse...

Só podia ter sido um historiador!
Ficou muito boa a análise histórica!

Olha, eu acho que os arredores do prédio são sim perigosos. Conheço muitas pessoas que foram assaltadas ali.

Uma alternativa é pegar a van (pra Praça Quinze, Estácio ou Duque de Caxias). E sempre evitar andar sozinho.

Luiza disse...

Quanta mudança!
Eu espero que o bairro se modernize, ganhe mais opções de restaurantes, fique melhor iluminado e mais seguro à noite.

Felipe Tavares disse...

Muito bom o post, Lucas!! Interessante também, pra botar em evidência a segurança de todos nós!! Já saí algumas vezes daqui umas 22h e a rua fica deserta realmente! O bom é pegar a van, sempre que possível, como o Paulo disse!

Diego Couto disse...

A torcida é sempre por uma melhora, falta de iluminação, trânsito lento, buracos e insegurança são comuns na região. Como é relativamente próxima ao Maracanã e abriga a prefeitura do município espero que investimentos dos eventos de 2014/16 e imobiliários beneficiem a região.

Unknown disse...

Pelo visto, muitas mudanças estão por vir! E o bom disso tudo, é que essas irão nos atingir positivamente. Hoje, ainda temos algumas preocupações em relação aos arredores dos prédios, uma vez que são pouco iluminados, freqüentados por moradores de rua e na maioria das vezes, bastante desertos. Mas fica a esperança de dias melhores sempre. É o que importa. E enquanto todas essas melhorias não acontecem, medidas cautelosas caem bem. A solução é ficar atento sempre, tanto as mudanças, quanto aos perigos! Ahhh... Ótimo post!