segunda-feira, 15 de março de 2010

Trainees

Por Kamilla Pavão

Ser trainee é mais uma etapa pela qual a maioria dos estagiários da Infoglobo deseja passar. Além de querer seguir, evidentemente, para a próxima etapa, que é a efetivação. Essa é uma nova fase de treinamento que precisa ser executada com toda determinação que foi dedicada quando o cargo de estagiário ainda era ocupado. Segundo a trainee da Editoria de Arte, Michelle, "essa é a hora que a resposabilidade aumenta, você deixou de ser estagiário e tem que pôr a mão na massa. São novas resposabilidades, novas tarefas que são confiadas a você. O treinamento pelo qual passamos foi fundamental para o entendimento de como a empresa funciona e a forma que devemos colaborar para o seu desenvolvimento e para o nosso também. Eu estou muito feliz por estar nessa nova fase."

Em breve entrevista concedida ao Blog Boa Chance, o repórter do EXTRA, Guilherme Amado, dá ótimos conselhos para a galera que acabou de entrar na empresa. Apesar de ter pulado a fase de trainee, ele fala sobre o cargo.

Como foi a mudança de estagiário para trainee?
Eu pulei a etapa de trainee, mas as minhas responsabilidades não são muito diferentes das que o trainee tem. Talvez um pouco mais difícil, por não estar, afinal de contas, em outra etapa de treinamento. Talvez um pouco menos por não ter que passar por outra confirmação, como a que já se passa de estagiário para trainee.

Quais foram as novas responsabilidades?
Todas. O estágio da redação, ao contrário do resto da empresa, é um grande exercício. Nada que escrevemos é publicado, apenas corrigido internamente pelo nosso chefe, o Luiz Paulo Horta, e por outros jornalistas. Com essa diferença, há erros que só aparecem agora, coisas que cometemos e antes não percebíamos e ensinamentos que só a prática mostra.

Quais são as suas expectativas nessa nova fase?
Boas. Estou no Extra, um jornal que dá bastante espaço para todos os repórteres. É uma equipe muito aguerrida, que gosta de jornalismo e corre atrás. Isso está sendo bom para mim, principalmente para ganhar ritmo de trabalho e jogo de cintura.

Teria alguma dica para dar aos novos estagiários de 2010?
Tenham iniciativa. Em qualquer área isso pode ser um diferencial. O importante é ficar de olho para não parecer aquele estagiário louco para aparecer. Não é por aí. O importante é trabalhar, propondo coisas novas e fazendo o dia a dia bem feito.

E os novos estagiários estão muito animados com esse novo desafio, e com o que os aguarda pela frente! A primeira impressão deles já mostra que essa galera não está para brincar, e sim para aproveitar o máximo que puderem, como nos contam a Lívia e o Felipe.

" A primeira impressão sobre a minha área não poderia ter sido melhor. Todos foram muito receptivos. Trabalho na área de Planejamento do Mercado Leitor com uma galera jovem, animada. Tenho certeza que esse estágio será um grande aprendizado e que fará total diferença na minha formação", comenta Lívia de Garcia Paula Sandes Milagres.

"Hoje, segunda-feira, dia 8 de Fevereiro, comecei a entender mais qual será, de fato, minha função aqui na Infoglobo! Não podia ser melhor!! A começar pela equipe, que é fantástica! Todos felizes, engraçados, me senti em casa de verdade, ainda mais que teve um aniversário 'surpresa' de uma das funcionárias, com direito a bolo e cachorro quente! Foi além das minhas expectativas, e já estou doido pra chegar amanhã e anotar todos os atalhos do programa, pra já poder começar a botar a mão na massa!", diz animado Felipe Tavares, estagiário de diagramação, da Redação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concor do com o Guilherme qunado ele afirma que o mais importante para o estagiário é ter iniciativa! Iniciativa no ambiente corporativo é sem dúvida alguma um diferencial!