terça-feira, 16 de março de 2010

Carona corporativa: uma transformação positiva

Por Fernando Petrucci e Dani Barbosa

Foto: Michel Filho/ Arquivo

Já pensou em evitar o ônibus lotado e a longa viagem solitária todo dia para chegar ao trabalho?

Já pensou em reduzir os gastos com transporte?

Já pensou em como contribuir para a redução na emissão de CO2?

A solução simples e conhecida por todos, a carona, pode ser uma alternativa eficaz no combate ao estresse cotidiano, à poluição e aos gastos com combustível.

Um exemplo dessa iniciativa é o projeto MelhorAR realizado em Minas Gerais, que é aberto a qualquer empresa e consiste em um sistema de cadastro corporativo no qual os funcionários preenchem um formulário sobre o percurso que fazem todos os dias até o trabalho. O sistema gera uma rota pelo Google Maps e cruza dados para identificar os colegas que moram por perto. Assim é possível criar esquemas de carona entre pessoas dispostas a compartilhar suas viagens e custos.

Além de funcional, o programa ainda divulga duas calculadoras – a calculadora sustentável, que mede a redução dos níveis de emissão de CO2 da empresa após a adoção do programa, e outra econômica, que controla os gastos com combustível.

Outro projeto parecido é chamado de Carona Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, onde basta realizar seu cadastro pelo site e disponibilizar o trajeto que você percorre e compartilhar os gastos com quem se interessar.

Muitas vezes, nós, estagiários, vamos até para mesma faculdade depois do estágio, e pela falta de comunicação não praticamos o hábito da carona, e assim não obtemos suas boas conseqüências.

Vale lembrar que para implementação e funcionamento de uma atividade como essa, é necessário apenas a nossa própria boa vontade.

E você, funcionário, o que acha de termos em nossa empresa um projeto como esse? Deixe sua opinião e sugestão para que com possamos concretizar ideias como esta!

Foto: Michel Filho/ Arquivo

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a ideia!

Anônimo disse...

Seria perfeita uma carona de van direta, principalmente pra NIterói.
Tem muita gente de lá que trabalha aqui.
Muito bom esse projeto!!

Paulo Junior disse...

Endosso a ideia de van/carona direto para Niterói!

Dani disse...

Como será que podemos transformar essa idéia em realidade? Será que é possível criar um espaço na Intranet onde cada pessoa que vá de carro disponibilize o trajeto e horário?

Luiza disse...

Não sei Dani.. Mas vale checar com o Rafa - a ideia é muito boa!!

Dani disse...

Boa idéia Luiza!! Vou falar com ele!! ;)

Unknown disse...

Olha pessoal, eu venho de Niteroi e pego muito transito diariamente. Já até mudei de ônibus para moto por causa disso, mas se essa ideia for adiante, até troco...

Fernando disse...

Tds os dias vou embora com mais 2 estagiários q pegam carona cmg...mas só sei do trajeto deles pq trabalho diretamente com eles, se houvesse uma organização/comunicação maior, com certeza mais pessoas iriam aproveitar das caronas!!

Marisa Salgado disse...

Bela iniciativa! Já muito consolidada na Europa, mas incipiente no Brasil. Taí um belo exemplo de sustentabilidade: menos CO2 nas ruas!!!! Eu apóio!

Anônimo disse...

Projeto carona, eu também apoio! Todas as grandes empresas da europa já adotaram este sistema, mas, como a Marisa disse, no brasil este projeto é "embrionário". Bela iniciativa. Eu apoio!
Abs, João Felippe Daudt

Lucas Lacerda disse...

Todos os dias o Fernando um dos autores da matéria me dá carona e com certeza é muito vantajoso para mim e para ele também.
Se houvesse uma maior organização tenho certeza que esse projeto daria certo