terça-feira, 23 de março de 2010

Quem quer ser um estagiário?

Por Leonardo Soares

A pergunta não vale R$1 milhão, mas as mãos suam, as pernas tremem, a garganta seca. Até que, na frente da 'plateia', a voz suavemente implacável do entrevistador se faz presente:

- Fale sobre você?

Quem já esteve envolvido em algum processo de seleção concorda que a entrevista é um momento onde a razão e a tensão se digladiam pelo controle da mente. Não é para menos. São as poucas horas que o candidato tem para mostrar merece ver as portas da empresa abertas.

Os consultores de RH sabem que a boa seleção de funcionários e estagiários é fundamental. Por isso, procuram avaliar ao máximo as características dos postulantes ao cargo. A seleção costuma ter muitas etapas e, em cada uma delas, o funil aperta até a decisão. Essa liturgia se repete em muitos lugares, para a preocupação dos jovens candidatos.

O estagiário de jornalismo Luã Marinatto considera que o processo seletivo da INFOGLOBO é um dos mais justos, por avaliar com maior precisão as capacidades específicas dos estudantes, mas confessa:

- Já passei por processos seletivos em várias ocasiões, mas esse foi um dos que mais me tensionou, já que era também uma empresa que me atraía bastante.

Alguns candidatos enfrentaram uma maratona de até quatro meses de provas e entrevistas. Mariana Castro, do site O GLOBO, teve um pouco mais de sorte: seu processo durou apenas um mês. A adrenalina, entretanto, foi a mesma:

- Foram quatro fases. Nas duas primeiras foi tranquilo. Contudo, nas outras eu fiquei muito nervosa. Já não tinha muitas esperanças, quando recebi a tão sonhada ligação. Pulei de alegria!

Ficar nervoso acontece com todo mundo. Afinal, todo estudante quer estagiar em uma empresa legal. O lado bom é que o jornal O GLOBO separou algumas dicas pra quem não quer ter problemas em suas entrevistas. É ler e por em prática.

Atitudes que garantem pontos extras para o candidato:

- Ser pontual - o candidato deve chegar com aproximadamente 15 minutos de antecedência na entrevista. Atrasos são inadmissíveis;

- Durante a entrevista, manter contato visual com o entrevistador - essa atitude sugere segurança e credibilidade;

Se quiser mais dicas, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mto bom!!