segunda-feira, 22 de março de 2010

O Que Você Coleciona?

por Lívia Milagres e Bernardo Piñeiro

Saindo de nossas mesas, pegando o elevador e descendo ao térreo do prédio da INFOGLOBO, encontramos um mundo que quem vê de fora não imagina que exista. É um espaço amplo, onde são estocados todos os brindes relacionados aos produtos da empresa. Andando pelo local, além dos funcionários, encontramos várias pessoas na fila para conseguir os carrinhos da mais recente promoção do EXTRA. Juntando 7 selos + R$ 4,95, os leitores podem trocá-los por um modelo de automóvel que faz parte da história do Brasil. A mania de colecionar, que faz sucesso entre os leitores, também tem muitos adeptos dentro da INFOGLOBO.

O estagiário da redação, Lucas Calil, coleciona cartas de Magic, DVDs, selos, moedas e bilhetes de museus. O interesse por selos e moedas começou em 1997, quando ganhou uma coleção de uma amiga da sua avó. Hoje, já são cerca de 200 moedas e mais de 4 mil selos de mais de 100 países. Seu acervo de DVDs originais conta com 311 filmes e séries de TV.

“Minha coleção de DVDs destaca preferências particulares. Tenho, então, 12 DVDs do diretor Martin Scorsese. Nenhuma locadora do estado deve ter esse número de filmes dele. E tenho muitas raridades - além das 5 temporadas de Six Feet Under, as 04 primeiras de House e um box especial do Humphrey Bogart que saiu de catálogo há muitos anos e é muito difícil de ser encontrado”.

Já o estagiário de planejamento, Bernardo Piñeiro, faz sua coleção de camisas de times de futebol desde 1994. Tudo começou quando ganhou de seu pai uma camisa do Palmeiras. Hoje, são 59 camisas, a grande maioria de times nacionais, sendo 13 do Flamengo. Ele não vê problema em ter uniformes do Fluminense nem do Botafogo em sua coleção, mas do Vasco, jamais, brinca. Segundo ele, sempre que viaja para algum lugar diferente, torna-se uma obrigação comprar a camisa do time local.


Aproveitando a influência do estágio num jornal, ele iniciou, em uma viagem, uma nova coleção: jornais locais de outras cidades. Quando viajou para Florianópolis, no carnaval, adquiriu o jornal Hora de Santa Catarina.

“Acho legal ter uma recordação do lugar onde estive, e saber as notícias da cidade no momento em que fui lá”.



Num outro ramo de coleções, os estagiários Felipe Tavares, da Diagramação e Giselle Lima, de Assinaturas, juntam copos. Enquanto Giselle tem cerca de 50 copos, Felipe possui mais de 150. Ambos começaram com lembranças de alguma viagem legal, e se apaixonaram pelos objetos. Felipe conta que tem preferência por copos de tequila e, quando questionado sobre a importância deles, ele brinca:

“São meus irmãos!! Cada um tem uma história. São como uma espécie de talismãs que tenho. Ganho muitos de amigos que viajam e trazem pra mim, e sei, um por um, quem me deu. São muito especiais pra mim, pois recordo de cada lugar que fui e comprei, ou ganhei”!

Um comentário:

Luiza disse...

Rsrsrs
Gostei do Lucas.. Coleção de coleções é ótimo!!

Bj, Luiza