segunda-feira, 8 de março de 2010

Cachorro morto atrapalha os que vêm do céu


Os bastidores da reportagem
Por Denise Miller

Pisei no "cachorro morto" e ainda bem que está chovendo. Foi a primeira coisa que pensei quando afundei o pé na lama de uma das margens da Lagoa de Piratininga, na região oceânica de Niterói. Mas, qual seria o motivo do meu alívio, se eu acabava de dar fim aos meus calçados? A explicação é a seguinte:
A área, localizada no bairro do Cafubá, é o único lugar que os parapentistas que saltam da pista sul do Parque da Cidade de Niterói têm para pousar. Como estava chovendo, ninguém se atreveu a praticar o esporte.
Ainda bem, pois os pilotos teriam que lidar com o mau tempo e com o final trágico do voo: o pouso em depósito de lixo e animais (mortos e vivos). Havia quatro cavalos soltos no local preparados para dar um coice no próximo que tentasse atrapalhar o lanchinho na graminha da tarde. Luciano Miranda, instrutor do Clube Escola Niterói Parapentes, explica o porquê do apelido famoso da pista de pouso:
- Chamamos o local de "o pouso do cachorro morto", porque toda vez que chegamos tem algum cachorro morto deixado lá por alguma veterinária.
Além disso, não há sinais de fiscalização no local e nem placas que alertem a proibição do despejo de lixo que não incomoda só os esportistas. Luiz Fernando Lettre, morador da região, reclama do mau cheiro, doenças, pragas urbanas e falta de educação dos intrusos porcalhões.
- Ameaçamos filmar e fotografar e eles cobrem a placa do caminhão e jogam lixo mesmo assim. Pago meus impostos. São R$200 de IPTU e ainda tenho que tentar espantar esses caras.
Os problemas também estão presentes na entrada sul do parque. A estrada é esburacada e a falta de poda nas árvores aumenta o risco da queda de galhos nos passantes e dificulta a visão do motorista nas curvas fechadas. A área também é alvo de denúncias de desova de cadáveres e local de encontro de usuários de drogas.
"A qualidade de vida em Niterói é alta, mas a qualidade do turismo é fraca, considerando o nível internacional. Temos péssimas condições de pouso no parapente. Se continuar piorando, não vamos mais poder oferecer esse serviço ao turista", Luciano conclui em um desabafo.

3 comentários:

Diego Couto disse...

É mesmo uma lástima ler sobre situações como essas pior ainda saber que não são incomuns.
Em tempo parabéns às mulheres!

Thiago disse...

Parabéns, melhor post do blog e no melhor estilo Gonzo!
Espero que os próximos posts sejam tanto, ou mais irreverentes quanto este.

João Lima disse...

Parabéns Denise! Isso é que é estar dentro de uma matéria... rsrs
Ficou ótimo! Boa sorte no novo estágio!!