quarta-feira, 10 de março de 2010

Entrevista com fã da Thalita Rebouças

Por Lucas Calil

Em 24 de fevereiro, o Blog publicou uma reportagem sobre um seminário realizado no auditório da Infoglobo no dia 11 do mesmo mês. Feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o evento discutiu o crescimento das mídias sociais e o impacto destas e da “modernidade” na leitura adolescente. Houve, ainda, uma palestra com a escritora Thalita Rebouças e outra, depois, com Verena Petitinga, gerente d'O Livreiro.

Retomando o assunto, o Blog traz, hoje, uma curta entrevista com Rafaella Mendonça, de 15 anos, leitora de Thalita e aluna do segundo ano do ensino médio no CTUR, colégio técnico da UFRRJ.

1) - Como você conheceu a escritora e seu trabalho?

Vi a Thalita pela primeira vez num programa da Adriane Galisteu, quando ela ainda estava no SBT, há bastante tempo (entre 2003 e 2008). Ela falou sobre as pesquisas que fazia como escritora, e também sobre a vontade de fazer livros para o público-alvo escolhido (adolescentes e pré-adolescentes). Achei interessante e procurei saber mais sobre o assunto.

2) – De quais livros da Thalita você mais gostou?

Li dois livros da Thalita e, sem dúvidas, gostei mais do “Fala Sério, Amiga!”, que fala sobre a famosa Malu e suas relações de amizade com colegas e familiares. A escritora descreve com muita competência a realidade adolescente, e todos os personagens do livro são realmente verídicos, próximos da nossa vida. Eu gostei muito.

Também li o “Tudo por um popstar”, que aborda o universo das celebridades, mas preferi o outro trabalho da Thalita.

3) – Você acha que vai continuar lendo os livros da Thalita com o passar dos anos?

Não sei ao certo, mas talvez sim, caso continue interessada pelos assuntos. Ela poderia escrever também para um público mais velho, e, inclusive, há uma personagem do “Fala Sério, Amiga!” que tem por volta de 20 anos e é muito bem feito pela Thalita.

4) – De que outros livros você gosta? E de quais outros autores?

Eu leio de tudo, praticamente. Gosto bastante de livros como os da Thalita, que falam sobre a nossa realidade e são simples, “literatura fácil. Já li também um livro da “Coleção Poderosa”, entre outros, e ainda Machado de Assis, coisas mais clássicas.

5) – Você é usuária de redes sociais como o Twitter, o Orkut e o Facebook? Gosta de utilizá-las para pesquisar novidades literárias e outros lançamentos da Thalita?

Uso o MSN e, principalmente, o Orkut, mas não muito para pesquisar sobre essas coisas. Participo de algumas comunidades, vejo os tópicos, enfim, e só. E não uso muito o Twitter.

Esta entrevista foi feita por sugestão de Luiza Vardiero, analista de RH da Infoglobo e uma das responsáveis pelo programa de estágio da empresa.

2 comentários:

Luiza disse...

Legal a entrevista!
Uma boa rede social para discutir sobre o gosto pela leitura é O Livreiro. Quem já está lá? Eu estou (Luiza Vardiero), mas quase não uso.. É muita rede social para administrar em pouco tempo! rsrsrs

Diego Couto disse...

Ela é um fenômeno literário entre as jovens meninas, minhas entiadas adoram.