sábado, 12 de março de 2011

Os bastidores da Sapucaí

Por @carolinabsilva

O carnaval é um dos eventos que mais mobiliza a imprensa brasileira. Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do planeta, chega a reunir milhares de jornalistas espalhados por todo o Sambódromo. Este ano foi meu segundo carnaval na Avenida e, mais uma vez, pude acompanhar os bastidores de uma cobertura jornalística desta grande festa.

Na concentração, onde fiquei nos dias de desfile do Grupo de Acesso A e do Grupo Especial, os jornalistas chegavam por volta das 18h para cobrir a primeira escola de samba da noite, que entrava na Sapucaí por volta das 21h. Antes do grande espetáculo, os repórteres olhavam todos os carros alegóricos, faziam entrevistas com destaques, musas, carnavalescos, mestres de bateria, intérpretes, componentes, celebridade. Ali, nos bastidores, lugar onde acontecem as coisas mais inesperadas, tudo é notícia.

Celebridades como Ronaldinho Gaúcho, Jude Law e Gisele Bündchen, por exemplo, roubaram a cena e atraíram dezenas de jornalistas, que queriam fazer perguntas, tirar fotos e fazer vídeos. Para conter a imprensa, nestes casos, vários seguranças faziam um cerco em volta dos astros. Mas, mesmo assim, o tumulto era grande.

Da própria concentração, os repórteres editavam vídeos e enviavam para suas respectivas Redações. Alguns mandavam flashes e entravam no ar ao vivo, outros passavam apenas a apuração para alguém que estava de plantão na Redação, e também tinham aqueles que escreviam um texto inteiro à mão e ditavam a matéria por telefone. Tem de tudo numa grande cobertura...

Foram mais de 12h em pé, todos os dias, debaixo de chuva, e ainda estava longe de acabar. Faltava a quarta-feira: dia de saber quem era a grande campeã do carnaval carioca. Lá, na Praça da Apoteose, os ânimos ficaram mais exaltados ainda. Ivo Meirelles, presidente da Mangueira, estava tão inquieto que até subiu para acompanhar o resto da apuração da arquibancada, junto com a torcida. Foram quase duas horas de tensão, choro, emoções até sair o resultado final e, aí, ter mais choro ainda, seja de alegria ou de tristeza daqueles que não conseguiram o título.

As seis primeiras colocadas voltaram, no sábado, para o desfile das campeãs, último dia da cobertura. Ufa! Depois de todo o cansaço, que vale muito a pena, o carnaval acabou e o ano, finalmente, começou. Então, como estamos no início do calendário oficial do samba: feliz ano novo a todos!

Nenhum comentário: