sábado, 5 de março de 2011

Carnaval com muita garra e emoção

Por @RafaellaBarros

Já é carnaval. Os blocos estão nas ruas e os adereços para as fantasias, praticamente esgotados, assim como os ingressos para os desfiles na Marquês de Sapucaí. E muita gente já está com tudo pronto para cair na folia há muito tempo. Que digam as escolas de samba, que se preparam com quase um ano de antecedência para o grande desfile. Tudo planejado e cronometrado para que o desempenho de todos os setores beire a perfeição.

Mas, o que dizer da Portela, União da Ilha e da Grande Rio, afetadas pelo incêndio na Cidade do Samba faltando menos de um mês para o desfile? Quais são as expectativas dos torcedores para a escola do coração, que teve que renascer das cinzas em tão pouco tempo?

A estagiária do CDI Marina Branco (foto acima) sempre torceu pela Portela, com a qual tanto se indentifica, mesmo depois de ter visitado outras escolas. Sobre o incêndio, Marina disse que ficou muito triste, mas que a Águia será capaz de se transformar em Fênix e o o desfile será ainda mais emocionante, apesar da escola não participar do julgamento.

- Foi um trabalho grandioso perdido em algumas horas. Mas, acredito que todos na avenida estarão ainda mais motivados.


O coordenador de projetos especiais Fernando Miranda, do Comercial, (ao lado) é apaixonado pela União da Ilha. Ele torce pela escola desde 1975, quando ocorreu o primeiro desfile pelo grupo especial. Aliás, não apenas torce, como dedica-se a ela de corpo, alma e muito samba no pé.

- Em 75, eu vi pela TV. Em 82, desfilei pela primeira vez. De 1985 a 2001, fui como chefe de ala e entre 2002 e 2005 fui diretor cultural. Enfim, nunca consegui deixar a avenida. Todo ano eu desfilo com a minha família.

Fernando também acredita que o incêndio pode trazer mais emoção ao desfile e relembra que não é a primeira vez que a escola enfrenta dificuldades:

- Em 1999, a Ilha também pegou fogo, faltando 33 dias para o carnaval. Refizemos os carros, desfilamos e ficamos em 10º lugar, não fomos rebaixados. Estar na avenida é sempre emocionante.

Apesar do incêndio, o ponto forte da União da Ilha serão, segundo Fernando, os carros alegóricos, já que só um - o da aranha - foi atingido e mesmo assim já foi refeito. Outro grande destaque será a ala das baianas, que vão representar as abelhas rainhas, fantasias que também foram refeitas. E já que a escola vai trazer para a avenida o tema "O mistério da vida", abordando Darwin e a evolução das espécies, Fernando acrescenta:

- As dificuldades ajudam a evoluir. Os jurados vão falar que a União estava totalmente preparada para ficar entre as seis primeiras. E para o ano que vem ela terá dois desafios: refazer o barracão e preparar um carnaval igual ou maior do que estava preparado para este ano.


Morador do Jardim Primavera, em Duque de Caxias, o analista de suprimentos agregados Célio Soares (ao lado) é aficionado pela Grande Rio desde quando a escola ainda era bloco de rua. Ele e sua família costumam passar o carnaval na Região dos Lagos, mas mesmo de longe sempre ficam na torcida pela escola e acompanham a apuração dos resultados pela TV. A sensação este ano, é claro, será diferente. Mas, para Célio, a escola mais devastada pelo incêndio pode também ser a melhor na avenida:


- Todos vão desfilar com ainda mais garra do que se estivesse valendo pontos. E certamente o grande destaque será a bateria. Sem falar no samba-enredo, que está muito bom este ano, homenageando os catarinenses.

Nenhum comentário: