terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Entre o jornalismo e a publicidade

Por @AnaLuciaValinho, @RafaellaBarros, @IsabelCandeias, @LigiaLourenço, @EricDuarte, @LucasTavares e @ManuelaAndreoni

Esperar o inesperado. Este é um dos aspectos que envolvem essa louca profissão chamada jornalismo. É necessário estar preparado para o desconhecido: um fato que se sobrepõe ao que estava em pauta, um forte contra-argumento do entrevistado durante uma exclusiva, o tempo de espera para obter uma única declaração que, entretanto, pode fazer toda a diferença à matéria.

Foi assim que a jornalista Angelina Nunes começou o segundo dia da Semana de Integração.Editora assistente da editoria Rio do jornal O Globo, ela nos fez sentir o gostinho da montanha-russa que é a busca incansável pela notícia – aventura na qual doze de #nosestagiarios embarcaremos. Ser capaz de escrever um texto em poucos minutos, “se virar” para arranjar uma fonte na falta da que era esperada, ir para lugares dos quais todos estão fugindo é, de fato, desafiador. Ao fim, Angelina nos convidou para visitar a redação e foi isso que nós fizemos, como vocês podem ver abaixo, no vídeo que o Eric e a Lígia fizeram:


Depois de conhecer um pouco do lado jornalístico da empresa, fomos levados a pensar sobre a parte financeira. O gerente geral de “Mercado Leitor”, Alexandre Kabarite, extremamente admirado por sua equipe despertou a curiosidade de todos. Extrovertido e muito direto, ele conseguiu explicar a área de uma forma fácil, rápida e eficaz.A área de Kabarite trata da capitalização das vendas dos jornais e de produtos agregados, diferente do “Mercado Anunciante”, que capta recursos por meio de publicidade. Essa parte ficou com Marcelo Lima, que, muito bem humorado, nos apresentou como funciona a parte da empresa responsável por quase 70% da receita.

O que mais chamou a atenção de todos foram as propagandas diferenciadas, que têm formatos e recortes diferentes, e deixam pra trás qualquer banner quadradão, que tradicionalmente ocupa boa parte dos jornais. Além de ter um preço especial, esse tipo de anúncio requer uma preparação da redação e da diagramação, para encaixar perfeitamente as reportagens em uma página alterada. Lima nos explicou foram desde o preço dos anúncios, que podem ir até cerca R$ 350 mil, às partes do jornal mais procuradas pelos anunciantes, como é o caso da coluna do Ancelmo Gois.

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