terça-feira, 16 de novembro de 2010

Já Voto!: feito por, para e sobre jovens

Por Lucas Calil

Criado no começo de julho pelos estagiários da redação do GLOBO, o “Já Voto!” chegou à internet com o objetivo de inserir, no contexto da cobertura política, uma visão mais "jovem" do normalmente sisudo panorama eleitoral brasileiro – sempre abordado com a devida seriedade. Tentamos mostrar a relação da juventude do país com a democracia, a sociedade e a escolha dos representantes executivos e legislativos sem perder a isenção e a responsabilidade jornalística.

Nosso principal objetivo consistia em selecionar, dentro da corrida eleitoral, temas e pautas que fossem relevantes para os jovens e ajudassem a dialogar com esse grupo, legítimo integrante da chamada "Geração Y". Conversamos com políticos novos que ainda estão começando no serviço público, discutimos questões relacionadas a assuntos como educação e primeiro emprego e promovemos debates com autoridades sobre assuntos como segurança pública e educação.

Depois de trabalhar quatro meses no “Já Voto!”, admito: sinto falta da interação com os demais estagiários e com nossa coordenadora, Letícia Helena. Trabalhávamos juntos o tempo inteiro, decidíamos sobre as colunas semanais (publicadas aos sábados na editoria O País) e as postagens diárias. Fomos responsáveis por todo o processo de produção da notícia – da apuração à publicação – e aprendemos muito conversando, com frequência, com candidatos e assessores.

Creio que o momento mais marcante dessa caminhada seja, talvez, a série de entrevistas com os presidenciáveis com menor índice de intenção de voto nas pesquisas. Tivemos a oportunidade de conversar com cinco dos nove brasileiros que pleiteavam o cargo mais importante do Estado e que dispõem de pouco tempo nas propagandas. Foi prazeroso apresentar as propostas dessas pessoas, pois essa tarefa personifica uma das essências do Jornalismo. Nunca esquecerei disso.

Um comentário:

Bernardo Piñeiro disse...

muito legal! Gostei muito do trabalho do pessoal no Já Voto!Tive a oportunidade de acompanhar algumas vezes. Parabéns!