sexta-feira, 12 de março de 2010

Cardápios adaptados às diferentes dietas ganham espaço no cenário gastronômico

por Tatiana Lima

É sexta-feira, véspera de final de semana, a galera já está combinando um jantar em algum restaurante descolado e a sua preocupação é: “Qual será o menu? Será que esse restaurante serve algum prato que se encaixe na minha dieta? Acho melhor comer antes de sair de casa.” Se você se identifica com essa situação toda vez que sai para comer, e se preocupa com o cardápio do restaurante, pode parar de inventar desculpas para nunca comparecer aos jantares e almoços dos seus amigos e familiares.

“O mundo foi feito para a maioria”. Cada vez mais essa teoria parece ser derrubada. A minoria está virando a maioria ou ambos estão se fundindo, adquirindo espaço lado a lado? O “padrão” deixa de existir e a diversidade aumenta pouco a pouco em variados aspectos. Exemplo disso é o surgimento cada vez maior de restaurantes ou lanchonetes que atendem um público com dietas mais específicas.

Para os vegetarianos, sair para jantar muitas vezes era sinônimo de passar fome. E quando reclamam da falta de opção nos cardápios, sempre há um que, prontamente rebate: “Não come carne? Tem essa lasanha de queijo e presunto.”

E os diabéticos que precisam resistir às sempre tentadoras guloseimas dos cardápios de sobremesas? Felizmente elas estão ganhando versões mais saudáveis, com menos açúcar. E as frutas, com tanta criatividade dos chefs de cozinha, podem ser mais tentadoras que uma barra de chocolate.

Os restaurantes estão ficando atentos ao crescente público que precisa ou opta por uma alimentação mais específica. Com isso, todos saem ganhando. Sair para comer não é mais sofrimento para nenhuma tribo. Prova disso, é a seguinte lista com alguns dos restaurantes que adotam esses cardápios diferenciados:

· Vegan Vegan
· Vegetariano Social Clube
· Reino Vegetal
· Palaphita Kitch

Esses são apenas alguns dos muitos restaurantes que já se preocupam com essa crescente demanda. E não pense que você dará de cara com pratos “sem graça” ou “sem gosto”. Até quem não segue nenhuma dieta pode se surpreender com os cardápios.

Outra “febre” é o restaurante que adota em seu cardápio, buffets que dão a volta ao mundo, servindo pratos típicos de diversos países, além das opções lights que já não se resumem ao velho prato de alface e tomate.

Restaurantes em todos os lugares, inclusive em empresas, já adotam essa postura. E, finalmente, a diversidade que compõe o nosso planeta, passa a ser respeitada e atendida, sem exceção.
Vale lembrar que, não importa a dieta que você siga, sempre deve haver o acompanhamento de um profissional de nutrição, para auxiliá-lo a criar uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades e preferências. Agora é só escolher um lugar e aproveitar o seu jantar de sexta-feira com os amigos ou com a família! Opções não faltam.

Bon apetit!

2 comentários:

Dani disse...

Ótimas dicas Tati!!! Realmente mtas vezes ficamos na dúvida de onde ir e encontrar de td!!

Anônimo disse...

Gostei das dicas!!