sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sol, praia e sujeira

Por Karen Lucena

Verão e mais calor não poderiam ter outro resultado senão praia. Em uma cidade onde os termômetros medem mais de quarenta graus, não se pode pensar em outro programa para os finais de semana - ou em dias úteis mesmo para os desocupados de plantão.

Mas será que você, como um bom carioca, sabe quais são as melhores praias a se frequentar na cidade do Rio de Janeiro?

Em geral, quando muito, nos preocupamos com a qualidade das águas, porém uma pesquisa recente vem testando a qualidade da areia, e - pasmem - somente duas praias do Rio de Janeiro estão devidamente qualificadas para banho: a da Reserva (no Recreio) e a da Prainha. Ipanema, em toda a sua extensão, foi a pior colocada, com trinta mil coliformes fecais em cada cem gramas de areia, o que a classifica como não recomendada. Para ser ótima, precisaria ter uma proporção três vezes menor. O estudo revela ainda que o maior motivo desta poluição é a presença de cachorros na praia, e os pobrezinhos acabam fazendo suas necessidades ali mesmo.

Esta pesquisa é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro quinzenalmente. Os resultados podem ser vistos no site do Diário Oficial, ou no do Jornal O GLOBO, no qual o assunto é constantemente abordado.

Fica aqui um pedido para que todos nós façamos um uso consciente dessas maravilhas, pois Deus nos deu e basta sabermos usar.


Confira aqui a qualidade da areia em todas as praias da capital.

Crédito pela foto: Gustavo Stephan - Ag. O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai que calooooooor!!!