terça-feira, 24 de maio de 2011

A inovação segundo o Google


Por @Manuela Andreoni

A inovação vence as idéias. Esta foi a máxima que o diretor de relacionamento com agências do Google para a América Latina, Julio Zaguini, tentou passar para os cerca de 200 funcionários da Infoglobo que lotaram o auditório para assistir à sua palestra nesta segunda. Segundo os “mandamentos” da empresa, cuja grande missão é organizar todas as informações do mundo, mais vale o esforço para transformar uma ideia mais ou menos em algo fantástico do que ter uma ideia sensacional.

Para provar isso, Zaguini citou o Twitter, rede social da qual ele admite ter desacreditado no princípio. A ideia, segundo ele, parecia boba, mas foi tão bem executada que virou uma febre. Outro exemplo foi a luz elétrica de Thomas Edson. Segundo o palestrante, foram três mil tentativas até encontrar a lâmpada.

Outra questão bastante iluminadora que Zaguini mencionou foi a importância da velocidade quando se fala em inovação. E resumiu: “se quiser falhar, falhe rápido”. O negócio é: em vez de ficar meses batalhando e desenvolvendo uma ideia, fique horas ou dias rascunhando ela e veja logo o que as pessoas acham para saber se vai dar certo antes de perder tempo com isso. A essa tentativa o Google chama pretótipo – algo como um pré-protótipo. “O pesadelo dos inovadores é gastar em um negócio que não funciona”, disse.

Zaguini também explicou um pouco sobre a cultura corporativa do Google. A máxima lá é: o usuário em primeiro lugar. Exemplo dessa preocupação é o fato de a empresa ter se esforçado terrivelmente para fazer um buscador tão sensacional e só depois é que descobriu como ganhar dinheiro com isso. Para o nosso palestrante, essa foi a “grande sacada da Google”.

Ele também falou como a empresas é mais horizontal, sem grandes hierarquias. Segundo ele, o Larry Page aparece volta e meia nas reuniões da sede da Google no Brasil, que é lá em São Paulo. Via vídeo, claro. Além disso, todos os funcionários do Google têm 20% da sua carga horária de trabalho livre para gastar em qualquer atividade. Foi em uma dessas que surgiu o Orkut!

“Legítimo representante do século passado”, como ele mesmo se descreve, Zaguini saiu do Carrefour para o Google há mais de três anos e diz ter mudado sua vida por causa da empresa. Hoje, diz, arrisca até dizer que é um cara “inovador”.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pra quem gosta de fotojornalismo

Por @LukeMTavares

No dia 16 de maio, a turma do #nosestagiarios marcou presença no coquetel de lançamento da exposição WORLD PRESS PHOTO 11, a mais importante mostra de fotojornalismo promovida pela organização holandesa de mesmo nome, que se encontra em sua 54ª edição e estará na Caixa Cultural do Rio de Janeiro entre os dias 17 de maio e 19 de junho de 2011.

A exposição é composta por 177 fotografias selecionadas entre 108.059 imagens e 5.691 fotógrafos de 125 países diferentes. A fotógrafa Marizilda Cruppe (O Globo) é a representante brasileira no corpo de jurados da edição de 2011.

Entre as imagens expostas, podemos destacar fotos marcantes como as dos terremotos do Haiti e Chile, além de fotos que registraram batalhas nas ruas de Bangkok. A Infoglobo marca presença através da Agência O Globo, que apresenta diversas fotos em forma de projeção, dentre as quais podemos destacar as fotos da operação de ocupação do Completo do Alemão em novembro de 2010.

Dentro os trabalhos expostos, vale mencionar a menção honrosa ao trabalho realizado por Michael Wolf na montagem de fotos sobre ocorrências flagradas pelo Google Stree View na Alemanha. Destacam-se também as montagens criativas de fotos antigas com atuais de Amit Sha'al além da belíssima foto que registra o vôo de um atobá nas Ilha de Malgas de Thomas P. Peschak. Mais sem dúvida o maior destaque fica para a foto de Jodi Bieber da África do Sul, ganhadora do prêmio do Juri de 2011, onde o ‘portrait’ mostra Bibi Aisha, de 18 anos, desfigurada por ter fugido da casa de seu marido.

A WORLD PRESS PHOTO 11 é sem dúvida uma exposição intrigante, chocante e ao mesmo tempo bela, com fotos que levam o visitante a refletir sobre as diversas situações de vida de forma global. Vá com olhos bem abertos e atentos!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vida Produtiva: novo site do Parque Gráfico

Por Diego Fernandes Vogel

No dia 27/04, tivemos no PG o lançamento do site Vida Produtiva. O ambiente é um canal de informações do Parque Gráfico, que tem como objetivo ampliar a comunicação com os funcionários, além dos canais de comunicação corporativa, como o Quadros de Avisos.

Criado em 2008 na área industrial, o programa Vida Produtiva previa a criação e o acompanhamento de ações relacionadas à Saúde Ocupacional, com foco em alimentação, sedentarismo e ergonomia. A partir de 2011, o programa ganhou corpo e passou a englobar todas as ações relacionadas à gestão de pessoas. Com o slogan "O Parque Gráfico em sua melhor forma", o novo Vida Produtiva é baseado em quatro pilares: Carreira, Notícia, Ambiente e Saúde.

Para a criação do site, um grupo de 10 funcionários voluntários do Industrial são responsáveis pela gestão e atualização do seu conteúdo. Eles passaram por treinamentos específicos como ferramenta de criação de sites da Google e um workshop com o Editor do site do Extra, Luciano Terra.