quarta-feira, 7 de abril de 2010

Por água abaixo

Por Thales Velasco

Na tarde de segunda-feira, o Rio foi surpreendido por um temporal, que transformou a cidade em caos. Muitas pessoas foram pegas de surpresa na volta do trabalho e o trânsito ficou parado em muitos locais - alguns com conhecidas pontos de alagamento, como a Praça da Bandeira.

Houve deslizamentos de terra, acidentes de carro e pessoas que foram carregadas pelo fluxo de água, totalizando, até agora, mais de cem mortes em todo o estado. Só em Niterói são mais de mil desabrigados. Sem perder tempo, a sociedade civil já se mobilizou para recolher donativos para as vítimas do díluvio. Clique aqui e conheça melhor a campanha de arrecadação de donativos.

Muitos trabalhadores ficaram presos no trabalho, inclusive na Infoglobo, onde várias pessoas não conseguiram voltar para casa. Como na Tecnologia, onde muitos funcionários tiveram que dormir na empresa. Apesar do transtorno, eles procuraram ver as coisas com bom humor e fizeram até um post em seu blog para compartilhar a aventura. No mesmo estilo, os estagiários da redação do jornal também relataram sua volta pra casa.

Envie também o seu relato em texto, áudio ou vídeo

Depois de dois dias de alerta e de pedidos das autoridades para que as pessoas permaneçam em locais seguros, o trânsito tem começado a se normalizar, embora ainda haja previsão de mais chuva. Enquanto a cidade se recupera, vamos torcer para que haja maior investimento por parte do governo na infra-estrutura da cidade, para prevenir este tipo de catástrofe. Com a Copa no Brasil e as Olimpíadas no Rio de Janeiro chegando, há muita coisa a se fazer e pouco tempo.

Acompanhe os desdobramentos do temporal no Rio no site do GLOBO

Foto: Marcelo Pio - O GLOBO

Por conta da chuva, não houve publicação de matérias na terça-feira. Mas a promoção continua! Seja um dos primeiros a comentar neste post e concorra a um brinde! Clique aqui e saiba mais.

5 comentários:

Cinthya disse...

Ah, nem me fale em volta pra casa na segunda feira passada. Foi complicado viu?!?!?
Ah, obrigada por linkar meu post "bem humorado". ;-)

Beijos!

Felipe Tavares disse...

Será que agora o governo vai fazer alguma coisa?!
Gostei muito da capa do Globo de ontem: "Cadê o plano de emergência?"
Vamos ver se agora mexe com algum deles, né!?
Niterói teve agora pouco mais um caso sério de deslizamento de terra no Fonseca!
Onde isso vai parar?!

Bruninha disse...

Muitíssimo triste ver a nossa cidade maravilhosa deste jeito... =(

Diego Couto disse...

Tive a sorte de sair antes da chuva e chegar em casa antes das 19h. Parabéns Thales, ficou muito bom o post.

Nathália disse...

A gente escuta por aí que a natureza está se vingando, que os governantes não fazem seu trabalho devidamente, que o aquecimento global está se agravando. Nada disso é mentira! Porém, que tal lembrarmos que, já que somos os primeiros atingidos, deveríamos ser os primeiros fiscais e protetores da nossa cidade. Para onde vai o papel de bala da moça que ta no ônibus? Voa pela janela. Para onde vai o palito de sorvete que o menino está comendo na calçada? Para o bueiro mais próximo. Para onde vai o sofá velho e rasgado da família? Para dentro do Rio da esquina da rua.
Que tal lembrarmos do significado da palavra cidadania? Que tal deixarmos de nos olhar como vítimas e enxergarmos a verdade: temos culpa. Educação, galera! Se vc não faz, não pode cobrar que façam! Não culpe o Cabral e o Paes pelas latas de refrigerante e pelos pneus velhos que as suas mãos descartam por aí, vestidas do maior descaso que essa sociedade já viu!