quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Praia, um lugar para todos

Por Dani Barbosa
A praia é o lugar mais democrático e preferido dos cariocas e, por isso, ela não poderia ficar para trás na questão da acessibilidade. Em 2007, um grupo de pessoas se inspirou na experiência de vida do surfista adaptado Henrique Saraiva e criou a ONG ADAPTSURF, que tem como missão promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidade e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a natureza.
A ONG é formada por profissionais das áreas de fisioterapia, educação física e surfistas, uma equipe de 10 integrantes e todos voluntários. Os responsáveis pela organização são os fisioterapeutas Dr. Luiz Phelipe Nobre e Dra. Nivea Ferreira, além da professora Luana Nobre.
Atualmente, eles atendem 30 alunos no surf adaptado (com aulas individuais e com horário previamente marcado) e uma média de 10 participantes na praia acessível. Para realização desses atendimentos, eles utilizam materiais como cadeira de rodas anfíbia, pranchas de surf adaptadas e esteiras para acesso a areia. Alguns desses materiais foram cedidos através da parceria com a RioTur e a Prefeitura do Rio de Janeiro. “O apoio e incentivo de todos é fundamental, não apenas de empresas, mas também de voluntários de fisioterapia, educação física e outras áreas, parceiros e incentivadores do esporte como o atleta profissional Marcos Sifu”, diz a Professora Luana Nobre.
A ONG ADAPTSURF é pioneira na realização desse tipo de projeto e, diferente de outras iniciativas semelhantes, ela oferece o serviço durante o ano inteiro.
O Projeto "Surf Adaptado" acontece aos sábados, na praia da Barra, em frente ao posto 2, e aos domingos, na praia do Leblon, em frente ao posto 11. O "Praia Acessível" acontece aos domingos, na praia do Leblon, em frente ao posto 11, sempre de 10h às 15h.
Existem outras instituições que também realizam o mesmo trabalho. Uma delas, inclusive, participou da gravação da novela "Viver a Vida" com a personagem Luciana, interpretada por Alinne Moraes. Veja a matéria publicada no EXTRA.
E você, funcionário, conhece alguém que possa usufruir desse serviço? Aproveite e divulgue também o Programa Livre Acesso realizado pela INFOGLOBO.

5 comentários:

Anônimo disse...

Execelente post! Parabéns à Dani pela iniciativa... Abs!

Luiza disse...

Mandou bem, Dani.

Depois conversa com o Guilherme (responsável pela contratação de pessoas com deficiênci) de Seleção sobre esse assunto. Talvez possamos criar uma parceria com eles.

bjs

Unknown disse...

Agradecemos a Dani pela excelente matéria, um grande abraço de toda equipe da ONG ADAPTSURF.

Dani disse...

Muito Obrigada pessoal!!

Dani disse...

Obrigada pessoal!!