Por Leonardo Soares
Com a vitória da Unidos da Tijuca, muitos viram mais um carnaval chegando ao fim. Outros já respiram os ares do próximo desfile. Enquanto carnavalescos pensam em novos enredos e fantasias, um batalhão de profissionais anda junto pra levar a festa aos brasileiros.
Só na INFOGLOBO, cerca de quinze jornalistas estiveram na Sapucaí em busca de notícias para os jornais O GLOBO, EXTRA e EXPRESSO. Munidos de muita tecnologia e, é claro, do velho bloquinho, eles cobriram os desfiles da avenida aos camarotes.
Um deles era Luiz Filipe Barboza, editor de Esportes durante o ano, repórter-folião há seis carnavais.
"Este ano trabalhei com vídeo para o site, filmando as musas e outros momentos marcantes", lembra, "É sempre muito bom trabalhar na Sapucaí."
Ali perto, na Sede, o pessoal do site passou por momentos de tensão: perto de 20h30 de segunda-feira (15/2), a internet do prédio foi prejudicada por um princípio de incêndio em cabos da Embratel
"Ficamos preocupados, mas o único jeito era adiantar o possível e esperar a conexão voltar. Felizmente, começou a normalizar perto de 11h, e às 13h já funcionava. Foi o tempo de colocar o Estandarte de Ouro no ar", conta a webdesigner Mariana Nobre, do site do GLOBO.
"Terminou bem, e ainda deu pra curtir uns blocos”, brinca.
Trabalho e torcida
Aydano André Motta, editor do Blog do Ancelmo Gois, trabalha desde 1988 na Sapucaí. Segundo ele, que fez grandes amigos no mundo do samba, é fácil se alegrar com uma vitória – por exemplo – do Salgueiro, mesmo sendo Beija-Flor. Esse vínculo é reforçado pela presença do jornalista nas escolas durante o ano inteiro.
"É o maior evento da cidade. Nós temos a obrigação de oferecer a melhor cobertura", afirma.
E está longe de ser um sacrifício. Além de cultivar amizades, o jornalista tem a duríssima missão de comandar o concurso Mulata do Gois. O que há quatro anos começou como uma brincadeira atingiu a marca de 450 mil votos em 2010. As escolas prestigiam, escolhendo seus representantes – mulatas boas de ginga (e mulatos, na versão masculina) e promovendo campanhas de votação.
Como a cobertura do carnaval não tem fim, lá estavam os repórteres no Desfile das Campeãs, celebrando as vencedoras e desejando um feliz 2010. Afinal, pra sambista, o ano só começa depois do Carnaval.
Visite o site de Carnaval do GLOBO.
Foto: Luis Alvarenga - EXTRA
3 comentários:
Muito boa matéria!!
Gostei desse olhar sobre o carnaval.
Deve ser muito legal cobrir essa folia. Parabéns pelo post!
incrível a matéria
Postar um comentário