sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Não perca a boa chance de aprender

Por @marimoreira

Eu estava na faculdade, naquela dia tinha aula das 7h às 9h. Dava tempo de voltar para casa, almoçar e ir, sem pressa, para o estágio, mas uma notícia mudou radicalmente o dia: um homem entrou em uma escola em Realengo e matou doze crianças. Na época, estava estagiando na editoria Rio do Globo e corri para o jornal para o que, com certeza, seria um grande dia de aprendizado sobre o papel do repórter em uma grande cobertura.

Foi tudo tão corrido e emocionante que, quando virei para o lado para ver que horas eram, já passava das 23h e eu estava na redação, acompanhando o fechamento de uma edição especial sobre a tragédia. Acho que a oportunidade de participar da dinâmica da redação é uma das melhores parte do estágio. Acompanhei de pertinho jornalistas nas pautas sobre Realengo durante toda a cobertura, fiz textos, montei a página com a ajuda da Lígia, estagiária da diagramação, e entreguei para a coordenadora do estágio e para um jornalista da editoria da Rio que me ajudou, corrigiu e comentou cada detalhe do texto e da edição.

Esta é apenas uma das histórias que passei durante o estágio na redação do Globo. Quando decidi que queria fazer jornalismo (anos antes do vestibular), não tinha definido se eu queria rádio, televisão ou jornal impresso - internet ainda não fazia parte das redações. Não lembro de me questionar sobre isso, mas me recordo que eu queria mesmo era escrever e as minhas primeiras paixões foram a notícia, a palavra e, principalmente, os jornalistas em si. Ficava pensando: "como será que eles têm tantas ideias assim para ter sempre alguma coisa nova, todos os dias, no jornal? Como são inteligentes!"

Na minha imaginação, ser jornalista, era fazer parte do grupo de pessoas mais inteligentes do planeta, inteligentes e criativas. Sempre acompanhei o Globo e o jornal, para mim, era um objetivo sim, mas não esperava que fosse acontecer tão cedo e que teria a oportunidade, o prazer e a sorte de aprender com muitos dos melhores jornalistas do Brasil.

Decidir a carreira e o que fazer com ela, onde atuar, talvez seja a decisão mais importante da vida porque conviveremos todos os dias com esta escolha por isso, mesmo na dúvida, experimente. E se não der certo, mudar faz parte das escolhas, mas não desperdice esta boa chance, pois não há melhor forma de começar.