segunda-feira, 25 de julho de 2011

Busk inovar


Por @Faellajornal

Nesta segunda-feira, a terceira edição do "Por dentro do negócio" trouxe para o auditório da Infoglobo os sócio-fundadores do Busk, o buscador social de notícias, no qual a empresa tem 60% de participação. Élder Araújo e João Paulo Cavalcanti explicaram do que se trata o site, de onde surgiu a ideia - ou como começaram a "farejá-la" - e quais são os desafios daqui pra frente para este negócio inovador, que vai ao encontro das novas tendências de consumo de notícias.

Mediado pelo diretor Paulo Novis, o encontro abordou a necessidade das empresas de comunicação estarem atenta às novidades da internet, que, conforme Élder destacou, se reconfigurou a partir da disseminação das redes sociais. E a proposta do Busk é exatamente esta: aliar a busca por informações de interesse pessoal ao compartilhamento, à conversação em rede.

O usuário do Busk pode não apenas pesquisar os assuntos, que lhe serão apresentados cronologicamente, como instalar plugins com feeds dos temas que mais lhe interessam, alguns deles customizados, compartilhar com outras redes sociais e, ainda, agregar ao buscador qualquer notícia que não tenha sido encontrada.

Além do próprio funcionamento do Busk, Élder e João Paulo falaram sobre as mudanças que estão ocorrendo e deverão se acentuar na comunicação em rede, como o enriquecimento de conteúdo ao agregar vários sites, inclusive de concorrentes, em um só; a soma de microaudiências; a redefinição da marca enquanto fator de credibilidade etc. São inovações que estão aí e cabe a cada um buscar - ou buskar - se adaptar a elas, para não ser atropelado.

Eu curti a ideia de receber um diário personalizado de notícias. E você?