terça-feira, 30 de novembro de 2010

Contrato renovado

Por André Brito

Estou quase completando 12 meses de estágio na INFOGLOBO. Nos próximos dias, para minha alegria, meu contrato será renovado por mais um ano. Está sendo uma experiência incrível trabalhar nesta empresa. As lições do dia a dia de trabalho são tão importantes quanto ao que aprendo na faculdade.

Na verdade, não seria exagero dizer que aprendo mais aqui na INFOGLOBO. Afinal, estou vivendo diariamente a rotina da minha profissão! Até alguns cabelos brancos já conquistei (poucos, mas conquistei). Em breve, estarei como meu amigo Laranjeiras, coordenador de Impressão do Parque Gráfico. Se ganhar também sua experiência, melhor ainda!

Quanto a perspectivas futuras, é claro que eu gostaria de ser efetivado. Trabalhar em um lugar agradável, com companheiros de trabalho sempre bem humorados, é um desejo de qualquer pessoa. Enquanto isso não acontece, vou dando o meu melhor. Meus objetivos a um curto prazo são: terminar a faculdade e conquistar o meu espaço na INFOGLOBO.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nove meses de INFOGLOBO

Por Manuela Lopes

A palavra que resume esses nove meses na INFOGLOBO é aprendizado. Por ser o meu primeiro estágio, tenho me desenvolvido não só na área profissional, mas também na pessoal.

Quando cheguei aqui, fui muito bem recebida pelo pessoal da Coordenação de Projetos e Processos e também pela Gerência de Serviços Compartilhados, que me deixaram bastante à vontade e foram muito solícitos às minhas dúvidas.

Hoje, já estou com mais responsabilidades e novos desafios, como a mediação das cortesias que são concedidas pela área Comercial. As expectativas para o futuros são as melhores e pretendo continuar seguindo esse caminho de aprendizado e crescimento constantes!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Já votamos!

Por Lis Miller

Com os resultados das eleições de 2010, chegou também o fim do blog de cobertura política "Já Voto!", um trabalho desenvolvido pela Coordenação de Estágio da Redação, com os estagiários de texto, arte, diagramação e fotografia.

A página foi um sucesso inusitado e usou e abusou das novas mídias e ideias ousadas para atrair os jovens internautas. Foram quase quatro meses de três posts diários e uma coluna de meia página aos sábados que, além de oferecer um conteúdo divertido para a cobertura das eleições, ensinaram muito aos futuros jornalistas.

Os estagiários se empenharam de corpo e alma para mostrar a qualidade do trabalho do grupo e conseguiram o sucesso do blog. Confira o vídeo de despedida do projeto:



terça-feira, 16 de novembro de 2010

Já Voto!: feito por, para e sobre jovens

Por Lucas Calil

Criado no começo de julho pelos estagiários da redação do GLOBO, o “Já Voto!” chegou à internet com o objetivo de inserir, no contexto da cobertura política, uma visão mais "jovem" do normalmente sisudo panorama eleitoral brasileiro – sempre abordado com a devida seriedade. Tentamos mostrar a relação da juventude do país com a democracia, a sociedade e a escolha dos representantes executivos e legislativos sem perder a isenção e a responsabilidade jornalística.

Nosso principal objetivo consistia em selecionar, dentro da corrida eleitoral, temas e pautas que fossem relevantes para os jovens e ajudassem a dialogar com esse grupo, legítimo integrante da chamada "Geração Y". Conversamos com políticos novos que ainda estão começando no serviço público, discutimos questões relacionadas a assuntos como educação e primeiro emprego e promovemos debates com autoridades sobre assuntos como segurança pública e educação.

Depois de trabalhar quatro meses no “Já Voto!”, admito: sinto falta da interação com os demais estagiários e com nossa coordenadora, Letícia Helena. Trabalhávamos juntos o tempo inteiro, decidíamos sobre as colunas semanais (publicadas aos sábados na editoria O País) e as postagens diárias. Fomos responsáveis por todo o processo de produção da notícia – da apuração à publicação – e aprendemos muito conversando, com frequência, com candidatos e assessores.

Creio que o momento mais marcante dessa caminhada seja, talvez, a série de entrevistas com os presidenciáveis com menor índice de intenção de voto nas pesquisas. Tivemos a oportunidade de conversar com cinco dos nove brasileiros que pleiteavam o cargo mais importante do Estado e que dispõem de pouco tempo nas propagandas. Foi prazeroso apresentar as propostas dessas pessoas, pois essa tarefa personifica uma das essências do Jornalismo. Nunca esquecerei disso.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mudanças e escolhas

Por Lívia Milagres

Sou estagiária da área de Planejamento, do Mercado Leitor, desde fevereiro de 2010. No final do ano, chegam ao fim o meu curso de Comunicação na PUC e o meu estágio na INFOGLOBO. Frente a tantas mudanças, surgem dúvidas, como: "estou pronta para o mercado de trabalho?", "faço mestrado agora ou depois?", "invisto num curso de língua ou em outro curso na minha área?" ou então "fico apenas trabalhando e depois vejo o que faço?".

Apesar desses questionamentos, a minha principal ansiedade é em relação à efetivação. Minha única certeza é que gostaria de continuar na empresa - mesmo com uma perspectiva não muito favorável, pois no momento não há vagas na minha área. No meio dessa expectativa toda, comecei um processo seletivo para a área de Conhecimento do Cliente.

Mas para minha surpresa, na semana passada, minha gerente, Simone Pinto, falou sobre uma possibilidade de ficar como funcionária temporária até março de 2011. Ganhei meu dia nesse momento!

Na área de Planejamento, descobri como é trabalhar com telemarketing, aprendi a cuidar dos projetos, a ter mais foco em resultado e visão analítica. Aprendi e aprendo muito mais do que imaginava quando entrei aqui, em fevereiro.

Agradeço imensamente à equipe de Recrutamento e Seleção, por ficarem atentos a possíveis oportunidades para mim dentro da empresa. E obrigada, principalmente, a todos da Gerência de Assinaturas, área pela qual sempre serei grata pela forma como me receberam e me desenvolveram.

Desde já, quero dizer que valeu muito a pena. Obrigada por tudo!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Blog Page Not Found: sem igual

por Lis Miller



Uma biblioteca online das atualidades mais esquisitas em todos os continentes. Não há homem grávido, animal ensandecido ou tara indiscreta que escapem dessa página: este é blog Page Not Found, do site do GLOBO, assinado pelo jornalista Fernando Moreira.

Com bom humor, Moreira faz, diariamente, um apanhado das notícias mais bizarras ao redor do planeta e as coloca à disposição dos internautas. Há sempre recursos multimídia como fotos e vídeos, que deixam o conteúdo ainda mais interessante.

O jornalista sempre registra sua ironia discreta, mas bastante sagaz, nos posts - por isso, o blog se diferencia de muitos sites de humor que buscam chamar a atenção do público com notícias chocantes, mas geralmente sem conteúdo analítico.

E não são poucas as excentricidades que acontecem por aí. Num post recente do blog, o jornalista descreve como uma mãe na Turquia pendurou uma criança por um lençol janela a fora para recuperar um lenço que havia caído no térreo - há 15 metros (veja aqui).







O blog sempre fica na lista dos mais visitados do site do GLOBO, pois não há como não se divertir com a desgraça ou a graça de tantos acontecimentos esquisitos.

Fica a dica para quem gosta de diversão!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Arte e Comunicação

Por Giselle Lima


Nos dias 20 e 21/10, participei com a minha equipe (Comunicação do Mercado Leitor) do curso de Arte e Comunicação, promovido pela Academia INFOGLOBO. Quem ministra o curso é o instrutor Omar Gigante, produtor de arte da área Comercial.

O objetivo do treinamento é capacitar os participantes para que desenvolvam uma forma de comunicação mais eficiente, adequando as necessidades de comunicação à linguagem visual e utilizando a diagramação de layouts mais atrativos e conceituais.

Foi a primeira vez que esse curso foi realizado na área. A iniciativa contribui – e muito – para o desenvolvimento da equipe. Para a Adriana Ciechanowski, analista de Desempenho e Qualidade, o curso foi importante, pois melhora a qualidade da comunicação na área.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Conheça a equipe de atendimento especializado

Por Thales Velasco

Quem já não parou pra pensar no que acontece uma solicitação a partir do momento que ela é feita para o Support Center da empresa? Na INFOGLOBO, após entender qual é a demanda do usuário, a equipe de primeiro nível de atendimento (que pode ser feito por e-mail ou ramal) registra essa solicitação e abre um “chamado”.

A equipe avalia a solicitação e, conforme for, o problema é tratado ali mesmo. Caso a demanda esteja relacionada aos incidentes que acontecem em sistemas de produção, por exemplo, o “chamado” é encaminhado para a equipe de Atendimento Especializado, da qual faço parte. Também trabalhamos em conjunto com as equipes de terceiro nível da Tecnologia e com empresas terceiras que prestam serviço para a INFOGLOBO.

Esse segundo nível de atendimento pertence à Gerência de Infraestrutura da Tecnologia, que tratam de incidentes como erros inesperados. Na verdade, cada problema recebe uma classificação. Casos em que o incidente ocorre repetidas vezes, é preciso buscar por uma solução definitiva. Há ainda demandas mais básicas que já têm tempo estimado de conclusão.

Exemplos de solicitações mais frequentes:
• Reset da senha de rede
• Criação de login
• Permissões nos diretórios de rede
• Alterações em grupos de e-mail
• Problemas de acesso a internet, sistemas etc.

A forma de otimizar o atendimento é abrir e acompanhar o andamento do seu chamado no Support Center. Solicite sempre uma previsão de solução e aguarde o prazo que for acordado. E lembre-se: nossa equipe sempre busca a melhor solução no menor tempo possível!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Google Apps na INFOGLOBO

Por André Luiz
O Google Apps é um conjunto de aplicações para o dia a dia de uma empresa ou organização de qualquer porte. Reúne, para utilização profissional, um pacote com soluções como Gmail, Google Docs (que funciona como o MS-Office), Google Calendar (agenda on-line) e GTalk (mensagens instantâneas).

Agora, o projeto de implantação do Google Apps na INFOGLOBO vai chegando ao fim. Quase todas as áreas já utilizam a ferramenta e aproveitam suas facilidades e vantagens. Até pouco tempo, algumas ferramentas similares as do Google Apps, como o processador de textos, planilhas e apresentação de slides só podiam ser encontradas em versões Desktop.

O Google trouxe mais esta revolução: existem versões desta ferramenta que podem ser acessadas a partir do navegador, sem precisar instalar softwares no computador do usuário. Quem não tem essa ferramenta disponível dentro de uma empresa também pode contratar o serviço (saiba mais).

Com a ferramenta, é possível reduzir custos de manutenção, além de contar com ferramentas eficazes de colaboração e mobilidade, já que permite acesso de qualquer computador, em qualquer lugar e a qualquer hora.